Tempo em julho: como será?

Após um mês de junho de tempo fresco, ligeiramente húmido e de padrão variável, que tempo fará em julho em Portugal continental? Muito calor ou será que chove? Confira a previsão!

Em julho será tempo de ir à praia... ou de ficar em casa?


Que tempo fará em julho em Portugal? Após um junho fresco e com alguma pluviosidade associada, apenas com um episódio de precipitação mais intenso a ocorrer no início do mês com a passagem efémera da Depressão Miguel, ou o episódio das inundações severas que se geraram no Arquipélago dos Açores, que tendências para este mês manifesta o modelo ECMWF?

Em geral, julho manifestará um padrão atmosférico muito variável, de temperaturas ligeiramente superiores ao normal, mas com tempo ameno na maioria dos dias. A tendência será para incremento progressivo do calor. Vai haver espaço para dias bastante nublados, com alguns territórios a serem alvo de aguaceiros acompanhados de atividade elétrica (trovoada) interior da região Norte e região Centro. O vento soprará predominantemente de Norte ou Oeste, principalmente nas terras do litoral.

Para a primeira semana está previsto um padrão atmosférico com algum calor associado, especialmente nas áreas do interior Norte, Centro e parte da região Sul. Contudo, no final da semana espera-se um ligeiro arrefecimento da atmosfera, possivelmente com alguma instabilidade atmosférica associada, antecipando-se aguaceiros (acumulados de 1 a 3 mm a partir de dia 4 e possivelmente dia 5), além do desenvolvimento de núcleos de trovoada – previsivelmente no nordeste transmontano no distrito de Bragança).

A segunda semana começará de forma instável, com vestígios do atravessamento duma depressão, que trará chuva e trovoada, sobretudo para a região Norte. Este estado de tempo deverá estender-se até terça-feira 9 de julho. Será uma situação atmosférica para ir monitorizando.

No entanto, para os amantes do calor, dos passeios ao ar livre e de idas à praia e ao mar, augura-se o regresso de tempo estável e bastante quente, com subida a pique das temperaturas quarta-feira, 10 de julho. Neste momento o modelo antecipa um panorama meteorológico com temperaturas acima dos 30 ºC em quase todo o país na quarta-feira, 10. É uma tendência, não uma previsão, pelo que há que ter alguma cautela quanto à projeção destes valores térmicos.

Segunda quinzena de julho: será assim?

Na terceira semana, poderão retornar as condições de tempo instável e nova formação de células de trovoada, a incidirem sobretudo nos territórios do interior, devido provavelmente à chegada de uma enorme quantidade de nebulosidade, à descida brusca das temperaturas e ao aglomerar de condições favoráveis à precipitação.

Para a quarta semana, a ter início a 22 de julho, há um menor grau de certeza e confiança quanto à previsibilidade do estado de tempo. Falamos de tendência e não de previsão. Poderá desenvolver-se um de vários cenários, entre tempo estável e quente, ou então tempo algo fresco, chuvoso e ventoso. Segundo o IPMA, as temperaturas neste mês serão ligeiramente superiores à média (0,5 ºC) e os acumulados de precipitação serão 35 % superiores aos valores de referência nas regiões Norte e Centro e abaixo do normal na região Sul. No Algarve não chove desde Janeiro!