StoreWindows10

Tempo de verão no fim-de-semana? Parece que não!

O que podemos esperar este fim de semana? Entre uma nebulosidade que teima em persistir, a intensificação do vento em alguns pontos do país e temperaturas que não “cheiram” a verão, não deixe de espreitar as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 20 Jul. 2018 - 11:01 UTC
A nebulosidade deverá persistir durante o fim de semana, especialmente nas Regiões Norte e Centro.

Segundo os modelos de previsão, a nebulosidade continuará a persistir ao longo dos próximos dias, sobretudo nas Regiões Norte e Centro. No Alentejo prevê-se que a nebulosidade comece a dissipar-se ao final da manhã de hoje, com temperaturas a variar entre os 14 ºC e os 16 ºC de mínima e com o termómetro a registar máximas de 29 ºC. No Algarve o céu deverá continuar limpo, sem previsão de aparecimento de nebulosidade e com temperaturas semelhantes às que se tem sentido, com o termómetro a poder atingir os 30 ºC.

A acompanhar a deslocação das nuvens pelo Norte litoral e interior português, deverão formar-se condições para a ocorrência de precipitação em alguns dos territórios abrangidos por Viseu ao longo dos próximos dias.

Tempo no sábado e domingo

Amanhã, a nebulosidade vai persistir nas regiões do interior a norte do sistema montanhoso da Serra da Estrela, com a possibilidade de se desenvolverem alguns chuviscos no distrito de Viseu, mesmo que apenas a partir das 23h.

Na Região Norte, as temperaturas estarão situadas entre os 12 ºC e os 15 ºC de mínima em Guarda e Viana do Castelo respetivamente e entre 22 ºC os 24 ºC de máxima em Porto, Bragança e Guarda. O vento deverá soprar moderado no litoral oeste, com o céu a aparecer pouco nublado ou limpo. No litoral oeste, também deverão haver períodos de céu nublado, sendo que caminhando para Sul, a partir da faixa territorial compreendida pelos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre, prevê-se céu limpo, com temperaturas ligeiramente mais elevadas.

O estado de tempo às 12h de domingo, 22 de Julho em Portugal Continental.

O termómetro vai variar entre os 17 ºC de mínima e os 25 ºC de máxima na capital Lisboa. O vento será em geral fraco de quadrante norte, vai começar a soprar moderado, entre os 25 a 35km/h durante a tarde. No litoral oeste e nas terras altas as rajadas chegarão por vezes aos 55 km/h!

Na Região Sul, as temperaturas máximas estarão situadas entre os 29 ºC e os 31 ºC, com previsão de céu limpo em grande parte do dia de sábado. O vento soprará de noroeste ou oeste no Algarve, com tendência a intensificar-se ao longo do dia e atingindo ao final da tarde de amanhã velocidades entre os 20 km/h e os 40 km/h.

No domingo, o céu terá períodos nublados grande parte do dia, sendo poucas as horas em que o sol aparecerá sozinho no firmamento, sem o incómodo das nuvens. Esta situação meteorológica está prevista em quase toda a extensão continental portuguesa, com a exceção dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Nestes territórios prevê-se céu limpo, apesar da descida das temperaturas em cerca de 2 ºC. Poderá haver chuva em regime suave nos distritos de Viseu e de Leiria, apesar da reduzida probabilidade de precipitação. As temperaturas descerão ligeiramente em todo o país e a nebulosidade vai continuar, tal como no sábado, com ventos a soprar entre os 25 km/h e os 35 km/h.

Publicidade