StoreWindows10

Subida de temperatura, calor abrasador? Tempo em Portugal!

Nos últimos dias o céu nublado e as ventanias tem dado conta do tempo que se faz sentir na maioria do território português. Névoa a desvanecer, temperaturas a aumentar... Veja as previsões para o fim de semana em Portugal!

Alfredo Graça Alfredo Graça 06 Jul. 2018 - 10:55 UTC
Neblina a desvanecer...Temperaturas a aumentar em Portugal?

Segundo o modelo europeu do Centro de previsão, em Portugal Continental está prevista uma ligeira subida das temperaturas até domingo. É, no entanto, na passagem de domingo para segunda-feira que a variação térmica se fará sentir com maior intensidade. Na maioria dos territórios da regiões Norte, Centro e Sul, o termómetro sobe pelo menos 2 ºC nas máximas e nas mínimas previstas.

Temperaturas a aumentar?

Na Região Norte as temperaturas vão manter-se relativamente amenas e sem grande oscilações térmicas no ar atmosférico, sobretudo no litoral Norte, em distritos como o do Porto e Viana do Castelo, com valores na ordem dos 15 ºC a 16 ºC de mínima e 22 ºC a 24 ºC de máxima. No entanto, devido ao efeito da continentalidade, em distritos como o de Bragança e parte de Vila Real, o sol quente e abrasador típico do verão nas terras do interior português vai-se fazer sentir. O termómetro poderá subir até aos 27 ºC!

Caminhando para sul, e sempre pela linha do litoral, distritos como o de Coimbra e Lisboa não deverão contrair grandes oscilações térmicas – entenda-se subidas da temperatura - em relação ao que têm sido. No entanto, é de ressalvar que os mapas de previsão apontam que a partir de domingo, as temperaturas poderão subir a pique por causa da possível passagem de um episódio de calor extremo pelo Continente, sobretudo nas áreas do interior português em distritos como Castelo Branco e Portalegre.

Por força da passagem de uma depressão em altura localizada a Oeste do Continente, massas de ar quente e seco vindos do Norte de África poderão ser arrastados para o Centro e Sul português, especialmente sobre o interior alentejano em localidades como as do distrito de Évora e Beja. As temperaturas seguramente ultrapassarão os 30 ºC, podendo até mesmo chegar aos 34 ºC de máxima entre domingo e segunda-feira!

Mapa térmico alusivo à previsão das temperaturas às 18h de Portugal Continental (8 de julho).

No Algarve, apesar das temperaturas elevadas comparativamente a outros territórios do país, a alta de temperatura não será tão marcada. Mesmo estando localizado perto do local onde se contrairá a depressão em altura, o fator que ameniza as temperaturas é o mar que tempera o calor residente nos próximos dias em Faro (27 ºC de máxima em geral...)

Trovoada nas Ilhas?

Amanhã o céu estará parcialmente nublado, com o sol à espreita no Funchal e em Ponta Delgada. As temperaturas deverão variar entre os 22 ºC e os 23 ºC de máxima. Prevê-se para amanhã (7) e domingo (8) a possibilidade de ocorrência de trovoada no arquipélago dos Açores. A tempestade poderá ocorrer com chuva em regime suave e incidirá em grande parte das ilhas do Grupo Central e Grupo Oriental.

Publicidade