tempo.pt

Sol, nuvens, trovoada e chuva: o tempo durante esta semana no nosso país

Depois de uma onda de calor intensa que afetou quase todo o país, os últimos dias têm sido bastante amenos, principalmente na faixa litoral. Como será esta semana que começa agora?

sol; nuvens
As temperaturas deverão continuar na mesma tendência dos últimos dias, mas poderá haver ocorrência de alguma precipitação e trovoada.

Como foi referido aqui, a temperatura começou, final e felizmente, a diminuir um pouco por todo o continente, principalmente na faixa litoral. Contudo, não quer isto dizer que ainda não esteja calor em alguns locais ou que a situação de seca se atenue.

Nos distritos do interior e Alentejo, as temperaturas continuam a chegar aos 35/36ºC, mas no litoral, não têm chegado aos 30ºC. Contudo, ainda não houve precipitação, à exeção das ilhas.

Como será o tempo na semana que se inicia agora?

Esta semana inicia-se com o mesmo cenário da semana que terminou. Dias com sol e algumas nuvens e temperaturas típicas para a época em questão. Contudo, há previsão de chuva para alguns locais do país para quarta-feira.

Os nossos modelos de confiança mostram-nos que as temperaturas máximas deverão manter-se conforme os últimos dias: quentes no interior e mais frescas para o litoral, principalmente no Norte.

Os distritos mais quentes deverão ser Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Évora e Beja, com máximas entre os 32ºC e os 38ºC. Já os distritos com máximas mais baixas serão Viana do Castelo, Porto e Aveiro, com os termómetros a marcar temperaturas entre os 21ºC e os 29ºC.

As temperaturas mínimas deverão andar entre os 14ºC (Leiria) e os 22ºC (Bragança), havendo, assim, uma grande amplitude térmica.

Já o nosso modelo referente à precipitação acumulada, indica que a partir da madrugada de quarta-feira poderá, finalmente, haver ocorrência de aguaceiros nas regiões Norte e Centro do país, ainda que não seja relevante para alterar a situação de seca que Portugal atravessa.

Precipitação acumulada
Previsão de precipitação acumulada quarta-feira, pelas 6h da manhã.

Para além disto, há também a possibilidade de ocorrência de trovoada para Aveiro, Bragança e Vila Real para o mesmo dia, sendo que para este último distrito esta deverá persistir até quinta-feira.

E os arquipélagos?

Para o arquipélago dos Açores espera-se ainda alguma chuva, pelo menos, até terça-feira, podendo esta voltar na sexta-feira. As temperaturas máximas deverão manter-se entre os 23ºC e os 24ºC e as mínimas entre os 20ºC e os 21ºC.

Já o arquipélago da Madeira não tem qualquer previsão de precipitação. Apenas algumas nuvens e temperaturas máximas à volta dos 23ºC e mínimas a rondar os 19ºC.