Semana Santa 2020: quando é e que tempo costuma estar nessa altura?

Faltam menos de dois meses para a Semana Santa e muitos começam a pensar nos dias de férias, assim como no tempo que poderá estar. Contamos-lhe aqui alguns aspetos climatológicos de abril, o mês primaveril por excelência. Onde é mais provável que chova?

Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa


Sapatos de homem à chuva com guarda-chuva
Na Semana Santa, que em 2020 será de 5 a 12 de abril, em pelo menos um desses dias deverá chover, se o tempo for fiel à história climatológica do nosso país.

As datas da Semana Santa foram determinadas pelo Concílio de Niceia (ano 325), onde se estabeleceu de forma oficial que o Domingo de Glória ou Ressurreição seria o seguinte à primeira lua cheia depois de 21 de março, que marca a mudança de estação. Este ano o primeiro plenilúnio depois da chegada da primavera dá-se no princípio de abril.

E que tempo costuma estar nessas datas? Fazer uma previsão com um mês e meio de antecedência é cair na arte da adivinhação e da ousadia. As previsões deixam de ser razoavelmente fiáveis quando vão para além de 3 ou 5 dias, enquanto que a partir de 15 falamos de tendências.

Semana Santa em abril, um mês recheado de incertezas

Por este motivo, vamos basear-nos no tempo que costuma estar nestas datas com base na climatologia. Abril é extremamente irregular, e por isso é o mês primaveril por excelência. A incerteza na previsão costuma ser uma das suas características mais marcantes: alternam os dias quentes, nos quais deixamos o casaco de lado, com outros que podem ser ventosos, frios, chuvosos ou tempestuosos. Nestas datas costumam surgir as primeiras tempestades.

CidadeMédia das temperaturas máximas (º C)Média das temperaturas mínimas (º C)Média da quantidade de precipitação total mensal (mm)
Braga17.98.6122.5
Porto17.78.6115.6
Bragança15.64.762.1
Guarda124.283.1
Coimbra19.38.484.8
Lisboa19.211.564.7
Castelo Branco18.6858.1
Évora18958.1
Beja19.88.262.2
Faro2010.540.6
Ponta Delgada1812.371

Segundo os dados climatológicos do IPMA, as temperaturas são 2 ºC mais altas que em março em média, ainda que não possamos esquecer as variações que costumam ser enormes, em função das massas de ar ou da componente do vento. A precipitação média no nosso país em abril apresenta números superiores em relação a março. Já o diz o refrão "Em abril, águas mil", por isso não é raro o dia da Semana Santa em que a instabilidade seja protagonista.

Nestas datas, onde costuma chover em Portugal?

Do ponto de vista climatológico, abril costuma ser um dos meses mais chuvosos do ano no Minho, Douro Litoral, certas partes de Trás-os-Montes e Alto Douro e litoral da Região Centro. Nos Arquipélagos, especialmente o dos Açores, também chove com alguma expressividade no quarto mês do ano. Em média, é o 4º a 6º mês mais húmido em todo o país, especialmente na região Norte. Em certas áreas da Península Ibérica, como no Mediterrâneo também costuma chover regularmente nesta altura do ano. Por outro lado, a sul de Évora, este até é um período bastante estável.

No norte do país existe entre 11 a 15 dias de chuva em abril, sendo bastante provável que pelo menos nalgum dos dias da Semana Santa o tempo esteja cinzento e chuvoso. Isto contrasta com o interior norte e centro, e com toda a região Sul, onde em média, oscilam entre 2 a 8 os dias de chuva. Se nos referirmos ao total de chuva mensal, no noroeste minhoto, no Douro Litoral e algumas localidades de Trás-os-Montes, a precipitação média mensal pode perfeitamente atingir até 120 l/m2 de em média, enquanto que nem chegam aos os 30 l/m2.

As previsões a longo prazo, quer do modelo ECMWF, nosso modelo de confiança, quer da NOAA, apostam por um mês de abril pouco chuvoso, e mais quente e seco do que o habitual. Contudo, como já dissemos antes, abril caracteriza-se pela sucessão de tipos de tempo: anticiclones, frentes ativas, aguaceiros e às vezes gotas frias. Além disso, existe um contexto de aumento de extremos atmosféricos em todas as épocas do ano, muito provavelmente como consequência do processo atual das alterações climáticas.