Semana de tempo fresco, muito nublado e com chuviscos

Esta semana em Portugal será marcada por nebulosidade persistente, descida ligeira das temperaturas e regresso tímido da chuva. Como, quando e onde? Contamos-lhe aqui!

Esta semana a atmosfera pintará em tons de cinzento-escuro, perspetivando-se muita nebulosidade e alguma precipitação.

Tal como avançáramos na nossa previsão mensal, a primeira semana de julho está a ser marcada pela presença de um padrão atmosférico com algum calor associado, especialmente nas áreas do interior Norte, Centro e parte da região Sul. Espera-se, todavia, que a partir de quinta-feira o aparecimento de uma frente fria de fraca intensidade - aguaceiros fracos - a penetrar território nacional, numa orientação oeste-este, através do litoral oeste, mais concretamente de Lisboa e Setúbal.

Para além disso, antecipa-se um ligeiro arrefecimento da atmosfera com reflexo no decréscimo das temperaturas. A norte, os modelos projetam o desenvolvimento de células de trovoada no nordeste transmontano, concretamente na área correspondente ao distrito de Bragança.

Foi uma terça-feira de céu limpo na metade norte e de períodos de grande nebulosidade na metade austral do país, com indícios daquilo que virá já a partir de quinta-feira. Um dia marcado pela subida das temperaturas máximas, com um calor de verão algo tímido nas regiões do Litoral, com as regiões do interior substancialmente mais quentes.

Amanhã o dia terá céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade durante a tarde. As temperaturas serão de 22 ºC no Porto e 31 ºC em Vila Real, 30 ºC em Coimbra e 31 ºC em Portalegre e 23 ºC em Setúbal e Faro. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para norte ou para este, conforme as regiões.

Para quinta-feira o cenário meteorológico permanecerá praticamente o mesmo, com a exceção do surgimento de uma frente fria que trará nuvens de desenvolvimento vertical e aguaceiros de fraca intensidade no litoral da região Centro e Sul. Possivelmente aguaceiros fracos acompanhados de trovoada vão surgir no distrito de Bragança. Neste dia o vento aumentará de intensidade, soprando moderado maioria do tempo do quadrante Sul e Oeste, conforme a localização geográfica. As temperaturas não deverão sofrer alteração significativa.

Na sexta-feira 5, prevê-se dia de céu pouco nublado, com possibilidade de neblina matinal no litoral Norte e Centro. Será um dia bastante soalheiro e com poucas nuvens durante o dia. O mercúrio registará uma ligeira subida das temperaturas, proporcionando um dia agradável. O vento soprará fraco, mantendo a proveniência dos quadrantes Sul e Oeste.

Tendência do tempo para o fim de semana

Para o fim de semana antecipa-se um panorama meteorológico de céu bastante nublado, descida das temperaturas e regresso da chuva a grande parte do país, solidificando-se cada vez mais o cenário projetado na nossa previsão mensal quanto à transição da primeira para a segunda semana de julho. Além disso, a ocorrência de precipitação não virá sozinha, devido à possível presença de núcleos locais de trovoada, com especial incidência na faixa do litoral português e em parte do interior da região Norte.

Mesmo a precipitação sob forma de granizo não está totalmente descartada. Cenário para ir acompanhando. Informaremos os nossos leitores na próxima previsão do tempo no fim de semana. Até lá, aproveite o sol e quando chover, use o guarda-chuva!