Semana de anomalias negativas à vista em Portugal Continental: esperam-se temperaturas até 8 ºC abaixo da média

A mais recente atualização do nosso modelo de confiança reforça a previsão de temperaturas baixas no arranque da próxima semana. Estes valores levarão a uma anomalia térmica negativa em todo o continente português.
Como avançamos em previsões anteriores, espera-se uma diminuição das temperaturas, que deverá sentir-se já a partir de amanhã, mas que se poderá intensificar na madrugada de segunda-feira, dia 5.
No mapa acima podemos observar que as anomalias atuais, que mostram valores dentro ou um pouco acima do normal para a época, irão inverter-se na chegada da próxima semana, mergulhando Portugal Continental em anomalias negativas de até 8 ºC abaixo da normal climatológica.
A chegada de uma massa de ar polar irá fazer com que os termómetros baixem para temperaturas negativas em boa parte das regiões Norte e Centro, logo no início da próxima semana. Esta tendência deverá manter-se nos dias seguintes, ainda que segunda-feira possa ser um dos dias mais frios.
Anomalias térmicas negativas cobrirão Portugal Continental
Ainda que seja na madrugada de segunda-feira que as temperaturas se esperam mais baixas, os nossos mapas mostram que a partir das últimas horas do dia de domingo, 4 de janeiro, as anomalias deverão começar a inverter-se, passando de positivas ou nulas para negativas, em todo o continente. É ainda expectável que esta massa de ar polar também possa afetar as temperaturas dos arquipélagos, sendo que ambos mostram também valores negativos em praticamente todas as ilhas.

Segunda e terça-feira poderão ser dos dias mais frios da semana e, assim, deverão registar os valores de anomalia mais expressivos, como podemos observar no mapa acima. Em ambos os dias, as anomalias serão mais acentuadas no Norte e no Centro do país, onde os valores poderão ir até -8 ºC em relação à média registada para esta altura do ano.
No entanto, na terça-feira, a região Sul poderá registar uma anomalia superior, face ao dia anterior, onde, em média, os distritos apresentarão valores de até -5 ºC em relação à normal climatológica.
Quarta e quinta-feira as temperaturas poderão subir, mas as anomalias negativas deverão dominar boa parte do país
Entre as últimas horas de terça-feira e as primeiras de quarta, esta massa de ar polar deverá começar a perder intensidade, levando a uma diminuição das anomalias térmicas negativas, o que significa que as temperaturas irão subir, ainda que de forma pouco significativa.
Assim, entre as primeiras horas da manhã e as primeiras da tarde de quarta-feira, alguns locais do litoral e interior Norte e Centro poderão registar valores dentro do normal para a época, ainda que o resto do território se mantenha sob anomalias negativas, desta vez, mais acentuadas no interior Sul, onde Portalegre e Beja poderão contar com valores até 6º C abaixo da média.
Com o passar das horas e já a entrar na madrugada de quinta-feira, dia 8, o Litoral Oeste poderá registar valores até 1 ºC acima da média, enquanto o restante continente contará com valores até 4 ºC abaixo da normal climatológica. Com isto, espera-se uma nova subida dos valores nas madrugadas seguintes, não descartando uma nova descida das temperaturas no fim de semana seguinte.