Arquipélagos sob aviso amarelo e laranja devido à tempestade Francis: Madeira contará com acumulados superiores a 130 mm

O IPMA emitiu uma série de avisos amarelo e laranja tanto para o continente como para os arquipélagos, devido à chuva, vento e agitação marítima, resultantes da tempestade Francis.

2026 chegou e trouxe consigo uma nova tempestade. Esta, nomeada pelo IPMA como Francis, começou a nutrir efeitos nos últimos dias do ano de 2025, nos arquipélagos, onde levou à emissão de alguns avisos amarelos devido à precipitação, por vezes forte.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda que esses avisos tenham sido levantados, o IPMA emitiu novos alertas para os arquipélagos. Os primeiros, em vigor no dia de hoje, a partir das 18h, são para os grupos Central e Oriental dos Açores. O Grupo Central contará com aviso amarelo de vento até às 6h de amanhã, dia 2 de janeiro. O Grupo Oriental contará com aviso amarelo de vento e agitação marítima até à meia-noite do dia 3 de janeiro (sábado).

Depois dos Açores, Madeira contará com diversos avisos amarelos e laranja a partir de amanhã

No arquipélago da Madeira espera-se um agravamento do estado de tempo a partir a próxima madrugada. O IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação para Porto Santo, Regiões Montanhosas, Costa Norte e Costa Sul que entrará em vigor à meia-noite de amanhã, dia 2, e permanecerá até às 6h do mesmo dia.

precipitação acumulada
Até ao final do dia de domingo, dia 4 de janeiro, os acumulados de chuva poderão aproximar-se dos 140 mm na ilha da Madeira.

Esperam-se vários períodos de chuva forte, especialmente na ilha da Madeira, onde, até ao final do dia de domingo, dia 4, se esperam acumulados superiores a 130 mm em vários locais, especialmente na parte oeste da ilha, como podemos observar no mapa acima.

Para além do aviso de chuva, Porto Santo e Costa Norte poderão contar com aviso laranja de agitação marítima, em vigor entre as 15h de amanhã, dia 2, e as 12h de sábado, dia 3 de janeiro. Este aviso alerta para ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima.

O vento também será protagonista com rajadas superiores a 100 km/h

Ainda que as rajadas possam ganhar algum destaque no dia de amanhã, será no sábado que as mesmas atingirão velocidades elevadas. Na região de Porto Moniz, os valores poderão ultrapassar os 100 km/h no final da madrugada de sábado, dia 3, como podemos observar abaixo.

rajadas de vento; Madeira
Tanto a chuva como o vento deverão incidir com maior expressão na Costa Norte, especialmente no oeste da ilha.

Estes valores também levaram o IPMA e emitir aviso amarelo de vento para todo o arquipélago. Este estará em vigor entre as 12h de amanhã e as 12h do dia 3, ainda que o período mais crítico possa ser entre as 5h e as 8h de sábado (3).

Ainda assim, e tendo em conta esta instabilidade, é esperado que a partir do final do dia de sábado as condições meteorológicas comecem a melhorar tanto na Madeira como no continente, com o afastamento da depressão e o regresso do anticiclone à sua posição habitual.