StoreWindows10

Semana arranca com calor em Portugal

Depois de uns dias marcados pela presença de aguaceiros e trovoada, que tempo nos reserva a atmosfera durante esta semana? Explore as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 22 Out. 2018 - 10:40 UTC
A semana vai ser marcada pelo calor, com previsão em geral de céu limpo ou pouco nublado em grande parte do território continental.

Após uns dias marcados pela presença de aguaceiros e trovoada, especialmente nos territórios das Regiões Centro e Sul, a semana inicia com calor, o que significa subida das temperaturas máximas, presença de céu limpo ou pouco nublado em grande parte do país. No entanto, os principais modelos de previsão apontam para a chegada de uma frente polar no final desta semana, com radical descida das temperaturas e onde poderíamos ter o primeiro fim-de-semana realmente invernal.

O que contam os mapas de previsão?

Para hoje em Portugal Continental, prevê-se céu pouco nublado com aumento das temperaturas máximas, ainda que se possam desenvolver aguaceiros e trovoadas localmente intensas em alguns locais da Região Centro e da Região Sul.

Amanhã, o dia será marcado por céu em geral pouco nublado, possibilidade de aguaceiros e trovoada nas regiões Centro e Sul durante a tarde, em especial nos distritos de Santarém, Portalegre e Beja. Deverá soprar vento forte nas terras altas. O céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul, em especial durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. O vento fraco a moderado - até 25 km/h- do quadrante leste, soprando moderado a forte -25 a 40 km/h- nas terras altas, a partir do final da tarde com rajadas até 60 km/h.

Na quarta-feira, será um dia ótimo para fazer passeios ou outras atividades de lazer, já que além de temperaturas realmente agradáveis, há previsão de céu limpo para todo o território nacional. O vento em geral fraco do quadrante leste, temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã. Prevê-se para o distrito do Porto uma máxima de 23 ºC, para o distrito de Lisboa uma máxima de 24 ºC e para o distrito de Faro uma máxima de 23 ºC.

Para quarta-feira, em Portugal Continental há previsão de céu limpo e subida de temperatura.

Na quinta-feira, a nebulosidade volta a pairar sobre território continental alternando com períodos de céu nublado e abertas. As temperaturas máximas descem alguns graus e o vento em geral fraco de nordeste, podendo temporariamente atingir os 25 km/h durante o dia nas terras altas do Norte e Centro.

Mudança do tempo na sexta-feira

É na sexta-feira que as temperaturas descem radicalmente, com a possível entrada da primeira frente polar da temporada devido a um anticiclone centrado na Gronelândia que bombeará ar frio para as nossas latitudes. Poderá haver ligeiros chuviscos, mas nada de extraordinário já que os modelos apontam para uma reduzida possibilidade de tal acontecer.

Nos Açores e na Madeira, a semana será marcada pela precipitação que no caso de Ponta Delgada terá tendência a abrandar o ritmo à medida que os dias forem passando, com máximas de 20 ºC. No Funchal, vai chover hoje e amanhã, sendo que a partir de quarta-feira a precipitação virá acompanhada de trovoada. Durante o dia de sexta-feira, a chuva abranda o ritmo.

Publicidade