StoreWindows10

São João a chegar...Chuva a regressar? Tempo esta semana!

Depois de uns dias maravilhosos, com sol ‘quentinho’ e completa ausência de chuva em Portugal, o que nos espera em semana de São João? Espreite as previsões do tempo!

Alfredo Graça Alfredo Graça 18 Jun. 2018 - 13:40 UTC
Calor húmido na atmosfera, ventos secos e temperaturas elevadas... Trovoada a chegar?

Segundo os modelos de previsão (ECMWF), as temperaturas em Portugal Continental e Regiões Autónomas continuarão elevadas nos próximos dias. Haverá alta e baixa de temperaturas, com amplitude térmica evidente nas próximas 48 a 72 horas. A névoa deambulará pelo nosso território a partir de amanhã, em especial no litoral Norte e Centro.

A probabilidade de se desenvolverem condições para a ocorrência de precipitação é bem real a partir de quarta-feira e, além disso, é possível que atmosfericamente se juntem condições para o ribombar de trovões precedidos de relâmpagos luminosos... dando azo à chamada trovoada seca.

A trovoada seca é a mistura de alta de temperaturas (ou seja temperaturas elevadas) com a pressão atmosférica e a humidade 'quente' presentes no ar atmosférico que fazem com que exista num primeiro momento o desencadear de um relâmpago, seguido do som estrondoso de trovão. Antes sequer de atingir o solo, a quase totalidade de precipitação evapora-se daí o termo "seca".

Nos dias 20 e 21 deverá trovejar. Aliás, tendo em conta os modelos númericos de previsão do estado de tempo, as imagens parecem apontar para a ocorrência desse fenómeno atmosférico. Se sair de casa, na plena passagem de transição Primavera-Verão, (21 de junho marca o início do verão e é o dia mais longo do ano); abrigue-se. Tente usufruir das temperaturas elevadas e evite as árvores. Aprecie a Natureza!

As Temperaturas por Regiões

Na Região Norte, a temperatura máxima chegará até aos 30 ºC. As mínimas estarão na ordem dos 15-19 ºC. Na Região Centro, as máximas oscilarão entre os 28 ºC e os 33 ºC e as mínimas situar-se-ão entre os 15 ºC e os 20 ºC.

Mapa alusivo ao estado de tempo às 18h de 20 de Junho em Portugal Continental.

Na Região Sul, as mínimas estarão situadas nos 19 ºC e a máxima atingirá os 33 ºC! Nas Regiões Autónomas, Ponta Delgada e o Funchal terão 25 ºC e 23 ºC de máxima, respetivamente, e de mínima 18 ºC a 19 ºC.

E a Chuva?

A nebulosidade começa a surgir com especial incidência a partir de amanhã (19). Deverá chover com mais intensidade e com gradual frequência a partir de quarta-feira. Geograficamente, a precipitação surgirá a partir da Região Centro, sobretudo em Lisboa, e caminhará para Norte, em direção Nordeste e para o interior Continental português, pelo que a Região Norte acabará por ser também afetada pela chuva.

As cidades do Porto, Lisboa e Faro... que cenários do ponto de vista meteorológico terão? Não deixe de nos acompanhar nas previsões do tempo para as semanas que aí vêm, festivas e quentes... e chuvosas?

Publicidade