Que tempo fará em agosto?

Hoje arrancou agosto, o mês por excelência para ir de férias. A questão do tempo é inevitável para saber que destino escolher e para quando agendar as férias. Aqui lhe contamos a previsão do tempo em agosto!


Agosto perfila-se como um mês potencialmente mais quente, especialmente na segunda quinzena. Vai um brinde ao verão?

Após um mês de julho relativamente fresco, pautado pelo domínio de temperaturas amenas, algumas depressões que cruzaram o país, inclusive com trovoada e granizo (especialmente no interior Norte), ainda houve espaço e tempo para o desenvolvimento infeliz de incêndios na região Centro como consequência das elevadas temperaturas. Foi um mês sobretudo de tempo ameno e relativamente soalheiro, mas palco de vários eventos severos em termos meteorológicos.

O que se seguirá em agosto? O verão vai finalmente afirmar-se com as suas habituais temperaturas extremas no oitavo mês do ano, onde se vive o auge da época estival? Agosto é o mês por excelência a que a maioria das pessoas recorre para ir de férias.

Hoje arrancou o mês de agosto, o último do verão climatológico e deverá ser ligeiramente mais quente que o mês anterior. Durante a primeira quinzena do mês, é provável que as temperaturas sejam razoavelmente mais baixas do que o habitual, especialmente nas áreas do litoral Norte e litoral Centro, em concreto o Minho, Douro Litoral, Beira Litoral e parte do Litoral Oeste (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, parte de Santarém e Lisboa). Antecipa-se portanto, anomalia negativa de -3 ºC a 0 ºC nestas áreas no que diz respeito à temperatura média semanal.

Na segunda semana a tendência demonstrada pelo modelo Europeu de previsão na primeira semana mantém-se, acrescentando-se a estes territórios a região do Alto Alentejo onde se enquadram os distritos de Portalegre e Évora.

Para a terceira e quarta semanas, em resultado da previsão de uma mudança ligeira na circulação do padrão atmosférico, antecipa-se a presença mais sólida e fortificada das altas pressões (anticiclone), com deslocação de massas de ar quente e abafado em direção à nossa latitude, resultando em tempo mais estável, seco e soalheiro, mais típico deste período do ano.

Espera-se por isso, um incremento significativo das temperaturas em todo o território e um tempo convidativo para atividades ao ar livre, banhos de sol na praia e mergulhos constantes no mar e na piscina. O ideal para quem pretende ir de férias nesta altura. Provavelmente o interior Norte e as regiões Centro e Sul, especialmente o Alentejo e o Algarve serão os destinos favoritos para usufruir do calor.

Vai chover no mês de agosto?

No que diz respeito à precipitação, antecipa-se um mês mais seco do que o habitual, estando à espreita possíveis aguaceiros e chuviscos no Noroeste Minhoto, no Douro, em Trás-os-Montes e possivelmente em algumas localidades da região Centro, especialmente na segunda e na terceira semanas.

Além disso, por força do inevitável incremento térmico, mantêm-se os avisos de risco de incêndio e mesmo as tempestades localizadas, habitualmente no nordeste transmontano constituirão algum risco devido às trovoadas e quedas de granizo que aliás já se fizeram sentir em julho. Há que ter o guarda-chuva e o fato de banho ‘en garde’, mas esperemos que recorra mais à segunda opção dada a época do ano em que estamos!