Primeiro fim de semana de 2022: com que tempo poderemos contar?

A almejada estabilidade meteorológica que se verifica desde o dia de hoje será o tom para o primeiro fim de semana do ano. Sem chuva, sem neve e sem vento, teremos uma entrada em 2022 relativamente atípica, mas quiçá bastante agradável. Confira e acompanhe a nossa previsão!

Festas na Praia
Imagem incaracterística no Hemisfério Norte: os primeiros dias de 2022 vão trazer tempo primaveril, onde será possível desfrutar do tempo ameno junto ao mar.

Na última semana e meia, um pouco por todo o país, verificou-se um certo nível de instabilidade meteorológica. Chuvas e ventos fortes, bem como alguma agitação marítima foram a imagem de marca deste Natal. O mau tempo, que se estendeu até ao dia de ontem, foi responsável por pelo menos 200 ocorrências em Portugal Continental, sem vítimas a registar, mas com elevados danos materiais e consequentes prejuízos económicos.

Felizmente, este panorama está a mudar e durante o primeiro fim de semana de 2022 poderá esquecer os guarda-chuvas e até as roupas de Inverno, já que se registará uma significativa melhoria do estado do tempo. Deste modo, poderá disfrutar das festas de fim de ano, sem descurar as limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

A tão esperada bonança

Olhando a previsão para o fim de semana, este vai arrancar com temperaturas bem acima da média para a época do ano, a fazer lembrar uma primavera antecipada. São, no entanto, previsões desagradáveis para os amantes da neve, já que o ponto mais alto de Portugal Continental não vai registar precipitação, pois as temperaturas (tanto a máxima como a mínima) vão estar bem acima dos 0 °C. Com o aumento das temperaturas virá o tempo seco, algo que já será verificável em grande parte do território nacional (com exceção do Arquipélago dos Açores) durante o dia de hoje.

O mergulho nas águas do Oceano Atlântico que acontece no primeiro dia do ano e que é característico em muitas localidades do litoral, este ano poderá ser bem mais agradável…

Esta melhoria do estado do tempo está associada a um fenómeno que já apresenta diversas designações: há quem lhe chame “Besta do Sul” e há também quem lhe chame “Anticiclone Africano”. Sabe-se, contudo, que é um fenómeno relativamente raro e que acontece com uma frequência de aproximadamente 30 anos. Apesar de raro, este centro de alta pressão tem sido responsável pela quebra de recordes diários de temperatura máxima, um pouco por todo o Mediterrâneo Central e Ocidental.

Aliás, este é um fenómeno tão raro como o que caracterizou a primeira semana de 2021, a tempestade Filomena que gelou a Península Ibérica prejudicando comunicações e transportes, tendo provocado nevões que bateram recordes com quase 80 anos, especialmente no país vizinho. Felizmente, não é esse o cenário para o primeiro fim de semana de 2022. A influência deste centro de alta pressão que se desloca, de grosso modo, de Sul para Norte, far-se-á sentir por toda a Península Ibérica, bem como na Europa Central e até no Reino Unido.

Previsão para dia 1 de janeiro de 2022, às 12h.
O modelo de previsão ECMWF atesta a previsão de temperaturas anormalmente elevadas em Portugal Continental e em grande parte da Península Ibérica.

Serão os primeiros dias do ano reflexo do está para vir?

No último dia do ano, já amanhã, o Sol vai brilhar de Norte a Sul do país e as temperaturas máximas vão variar entre os 14 °C para a Guarda e os 24 °C para Ourique, no Baixo Alentejo. É esperada alguma precipitação no Arquipélago dos Açores, com temperaturas máximas na ordem dos 18 °C, habituais para a época do ano. Durante este dia ainda poderão ocorrer períodos de alguma nebulosidade, que se dissipará progressivamente.

Já para sábado, dia 1, a previsão aponta para temperaturas máximas com valores muito próximos do dia anterior, mas com a possibilidade de alguma chuva no Noroeste do país, no Minho e Douro litoral. A cidade mais alta de Portugal, a Guarda mantém os 14 °C de temperatura máxima, para as cidades de Lisboa e do Porto estão previstos 20 °C e para Faro, 19 °C.

Já para dia 2, domingo, a precipitação pode alargar-se para além do Minho e Douro litoral, até às cidades de Aveiro e Vila Real, contudo o padrão de temperaturas mantém-se: a Guarda repete os 14 °C de máxima, e o Centro e o Sul de Portugal Continental registam temperaturas que variam entre os 17 °C (Lisboa) e os 22 °C (Beja). Tanto no sábado como no domingo as áreas mais a Sul de Portugal Continental serão as que vão apresentar menor nebulosidade.

Durante o fim de semana, as temperaturas mínimas também serão mais amenas do que o normal: poderão variar entre os 9 °C e os 12 °C em Portugal Continental e entre os 14 °C e os 18 °C nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, respetivamente.

O primeiro fim de semana de 2022 abre portas a uma semana de estabilidade meteorológica, com a continuação do tempo seco e a normalização das temperaturas para valores mais próximos do que é normal nesta altura do ano.

Com esta previsão, é expectável que as festas de fim de ano, pelo menos as que se mantiveram mesmo com as limitações impostas pela pandemia, se realizem com bom tempo e com uma boa sensação térmica. O mergulho nas águas do Oceano Atlântico que acontece no primeiro dia do ano e que é característico em muitas localidades do litoral, este ano poderá ser bem mais agradável.