StoreWindows10

Primavera a acabar...Temperaturas a subir? Tempo em Portugal!

Os Portugueses podem suspirar de alívio. Os primeiros sinais do Verão que está aí a chegar e de que os tormentosos dias de chuva se acabaram já se notam! Temperaturas elevadas até final da semana? Espreite as previsões do tempo!

Alfredo Graça Alfredo Graça 12 Jun. 2018 - 19:25 UTC
Temperaturas elevadas até ao final da semana...? Verão está quase aí!

As temperaturas em Portugal Continental têm vindo a subir gradualmente nos últimos dias. Fruto do término da Primavera e do cada vez mais próximo Verão, pelo menos no que toca à data que marca oficialmente o início do verão (21 Junho), o sol retornou em grande, brilhando calorosamente sorridente.

Aliás, se tivermos por conta as tendências previstas nos modelos do tempo, há boas novas para dar aos amantes dos banhos de sol: até à próxima quinta-feira, possivelmente sexta-feira, as temperaturas aumentarão ainda mais.

Quer no litoral quer no interior o aumento térmico será previsivelmente idêntico. Esta alta de temperaturas ajusta-se no entanto àquilo que implica estar localizado à beira-mar ou no interior do continente Português. Aproveite para se deslocar até à praia!

Temperaturas em Portugal Continental

No Norte o céu estará com menos nebulosidade e, por isso, cada vez mais limpo, com um sol que aparecerá mais vezes. Ao longo dos próximos dias, pode no entanto estar parcialmente nublado tanto em cidades litorais como o Porto ou Aveiro, como em cidades do interior como Viseu e Bragança. As temperaturas rondarão entre os 11 ºC e os 13 ºC de Mínima com máximas de 25 ºC nestes distritos.

Caminhando para o Centro, a localização geográfica e climática faz com que as condições meteorológicas de algumas cidades, como por exemplo, a capital – Lisboa – tenham temperaturas mais elevadas do que outras cidades do litoral. Temperaturas serão previsivelmente na ordem dos 24 ºC de Máxima e 15 ºC de Mínima.

Mapa térmico de Portugal Continental. Representação cartográfica das temperaturas elevadas às 18h de 14 de Junho.

A Sul, as temperaturas serão igualmente elevadas tanto no Algarve (influenciados pelos ventos quentes e secos do Norte de África e pelos ares mediterrânicos vindos do Mar Mediterrâneo e do Sul de Espanha), atingindo nos próximos dias 31 ºC Máxima e 17 ºC como em Évora e Beja. Setúbal terá temperaturas semelhantes a Lisboa.

Quinta-feira será um dia particularmente quente, sendo que o calor e as temperaturas altas deverão transportar-se para os dias pré-solstício de Verão que virão nos dias seguintes. Os habitantes dos distritos de Porto, Coimbra e Lisboa vão experienciar um aumento exponencial de temperaturas, com alguma amplitude térmica evidente à medida que se caminha para a parte continental e por isso, interior, destes distritos.

E nas Regiões Autónomas?

Os Arquipélagos, devido à insularidade da sua condição enquanto territórios – ou seja, pelo facto de serem ilhas localizadas no Oceano Atlântico – recebem influências do ponto de vista climático e meteorológico ligeiramente distintas em relação aos territórios do continente.

Por isso mesmo, na ilha de São Miguel, em Ponta Delgada cidade capital açoriana, verificar-se-ão cerca de 24 ºC de Máxima e 19 ºC de mínima. No Funchal, cidade capital do Arquipélago da Madeira as temperaturas atingirão previsivelmente os 21 ºC de Máxima e 17 ºC de Mínima.

Se agendou férias para esta semana de Junho, mas ainda está indeciso quanto aos destinos de viagem a escolher, espreite os modelos de previsão para o estado de tempo!

Publicidade