Previsão do tempo para a passagem de ano muda radicalmente: modelo europeu prevê chuva; eis os locais afetados

As primeiras previsões do nosso modelo para a Passagem de Ano eram de tempo seco e frio, no entanto, a previsão mudou e poderá chover. Confira aqui a previsão!
Apesar de as primeiras previsões para a passagem de ano terem sido de tempo seco e frio, o nosso modelo atualizou e trouxe mudanças a este cenário.
Véspera da passagem de ano será calma, mas o primeiro dia do ano trará a chuva consigo
O dia 31, véspera de Ano Novo, poderá contar com um dia seco e com céu pouco nublado, ainda que a nebulosidade possa aumentar à medida que as horas passam. Em relação às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os -1 ºC em Bragança e os 11 ºC em Faro. Já as máximas deverão manter-se entre os 6 ºC em Bragança e Vila Real e os 16 ºC em Lisboa.

No entanto, nas primeiras horas do dia 1 de janeiro, uma depressão situada a Oeste de Portugal Continental, poderá começar a aproximar-se, resultando em alguns episódios de chuva fraca e dispersa, especialmente no Sul do país, junto à faixa litoral oeste.
À medida que as horas passam, a chuva poderá intensificar-se no Algarve e Baixo Alentejo, estendendo-se para Norte, podendo resultar em períodos de chuva forte em vários pontos do Alentejo e Lisboa.
A chuva, juntamente com temperaturas mais baixas, poderá resultar em queda de neve
A partir das primeiras horas da manhã do dia 1 de janeiro, a chuva poderá chegar à Serra da Estrela, resultando em queda de neve, que poderá prolongar-se até meio da tarde. Até ao final do dia poderá chover também no Norte do país, especialmente no noroeste.
As temperaturas esperadas para este dia poderão variar entre os -1 ºC em Bragança e os 15 ºC em Faro, no que às mínimas diz respeito. Localmente, vários locais do interior Norte poderão registar valores até -2 ºC. Em relação às máximas, os valores deverão oscilar entre os 4 ºC em Vila Real e Guarda e os 17 ºC em Faro.
Esta instabilidade atmosférica deverá cobrir todo o território ao longo da madrugada e dia de sexta-feira, dia 2 de janeiro, podendo ainda permanecer durante o fim de semana.