Portugal viverá um tremendo temporal de chuva e vento este fim de semana

O tempo soalheiro tem as horas contadas em Portugal continental. Esta quinta foi estável, seca e fresca, mas em breve o panorama meteorológico mudará. No fim de semana prevê-se um tremendo temporal em boa parte do país, havendo risco de inundações. Consulte a previsão!

chuva; risco de inundações; Portugal; tempo
Outro temporal de chuva e vento forte deixará boa parte de Portugal de sobreaviso pelo risco de mais cheias e inundações.

Ao longo de toda a semana, inclusive esta quinta-feira (5), o estado do tempo em Portugal continental foi estável, seco, soalheiro e relativamente frio, sobretudo pela manhã e pela noite, devido às altas pressões posicionadas sobre a Península Ibérica. Os termómetros, durante as horas de luz solar, até foram registando valores amenos, o que resultou, diariamente, numa elevada amplitude térmica.

Até quarta-feira (4) o vento soprou fraco de Norte, mas, a partir daí, girou e passou a soprar fraco do quadrante Leste, em praticamente todo o território. Realce-se também o acentuado arrefecimento noturno, sobretudo nas terras do interior bem como a formação de gelo e geada em vastas áreas do interior Norte e Centro. Como se não bastasse, o nevoeiro foi localmente persistente em grande parte dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, deixando a visibilidade reduzida.

Sexta-feira, Dia de Reis: o prelúdio de uma mudança iminente no tempo

Para sexta-feira (6), Dia de Reis, prevê-se os primeiros indícios de uma mudança iminente no estado do tempo no nosso país. As primeiras horas da madrugada e manhã já serão de céu nublado ou muito nublado praticamente de norte a sul de Portugal, esperando-se eventuais abertas mais tarde, mas com o domínio das nuvens em evidência durante praticamente todo o dia, sobretudo nas Regiões Norte e Centro.

O vento passará a soprar moderado a forte do quadrante Sul, sobretudo no litoral Norte e o nevoeiro poderá persistir em alguns locais do interior na primeira metade do dia, mas eventualmente dissipar-se-á. Em geral, a temperatura registará uma descida dos valores máximos e uma pequena subida dos valores mínimos.

Fim de semana com chuva abundante, temperatura amena e risco de inundações

No sábado (7) chegará a primeira vaga de precipitação a Portugal continental. Penetrará na nossa geografia, através do Noroeste, em concreto pelos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. O temporal nascerá graças à passagem de uma frente fria atlântica muito ativa, resultante de uma depressão muito cavada (954 hPa), que estará em circulação a oeste da Irlanda.

Muita chuva deverá cair no Norte e Centro, sobretudo na metade ocidental – a oeste da Barreira de Condensação e a norte do sistema Montejunto-Estrela. Ainda assim, as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e uma boa parte do Alentejo receberão chuva fraca, pontualmente moderada. Ao Algarve chegará precipitação residual.

mapa precipitação acumulada Portugal continental
Acumulações de precipitação previstas deverão variar entre 75 e mais de 100 mm no Noroeste e pontos do Centro de Portugal continental.

No sábado (7) prevê-se também que a temperatura mínima suba acentuadamente em todo o país e que a máxima registe uma ligeira subida. O vento mudará ligeiramente a direção de onde será proveniente, passando a soprar moderado a forte de Sudoeste.

Estima-se bastante forte no litoral Norte onde as rajadas máximas poderão atingir uns impressionantes 75 km/h! Nalgumas regiões, sobretudo no litoral Norte, poderá ocorrer trovoada. Para estar a par da probabilidade de ocorrência de atividade elétrica, consulte o nosso mapa de raios.

A chuva abundante gerada por este tremendo temporal de chuva e vento constituirá um risco de cheias, inundações repentinas, derrocadas e deslizamentos de terra, agravado pelo facto de muitos solos e áreas já se apresentarem muito debilitadas e vulneráveis, saturadas pelas enormes quantidades de água precipitada nas últimas semanas.

Para domingo (8) está previsto um agravamento das condições meteorológicas, algo que poderá complicar ainda mais a situação de risco hidrológico em áreas vulneráveis e potencialmente inundáveis, mas apenas nalgumas regiões de Portugal continental. Do rio Mondego para sul a instabilidade deverá diminuir imenso, ao passo que a norte deste curso de água se espera chuva moderada, pontualmente forte.

O temporal de precipitação e vento forte deste fim de semana será particularmente robusto nas regiões do Minho, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega e Douro, Aveiro, Serra da Estrela e nalguns pontos de Viseu Dão-Lafões e Região de Coimbra, onde se prevê uma acumulação pluviométrica total a variar entre 75 e mais de 100 milímetros (mm). Mantenha-se atualizado quanto ao tempo connosco, consultando a nossa secção de notícias, modelos, mapas e avisos meteorológicos!