StoreWindows10

Portugal em aviso amarelo: Muito frio esta semana!

Os dezoito distritos de Portugal Continental estão em alerta amarelo e a Madeira está em alerta laranja! A semana começou gélida prevendo-se forte persistência de temperaturas mínimas baixas até quinta feira. Agasalhe-se bem e evite a exposição ao frio.

Alfredo Graça Alfredo Graça 06 Fev. 2018 - 12:53 UTC
Espera-se muito frio e formação persistente de gelo até quinta-feira.

A massa de ar frio e seco que se instalou na Península Ibérica na semana passada ainda permanece em território português. Alargou-se a todos os distritos e até quinta-feira os valores das mínimas colocam o País em aviso amarelo. Territórios insulares como a Madeira estão em aviso laranja! Prevê-se subida das temperaturas para sexta-feira. Até lá, agasalhe-se muito bem, não deixe o chocolate quente e evite a exposição prolongada ao frio.

Para hoje, na Região Norte, prevêem-se mínimas que variam entre os -5 ºC na Guarda e os 3 ºC em Viana do Castelo. As máximas previstas vão desde os gélidos 2 ºC na Guarda até aos “agradáveis” 11 ºC em Aveiro. Para a Região Centro prevêem-se mínimas negativas apenas para o distrito de Coimbra (-2 ºC). Prevêem-se máximas na Região Centro que vão desde os 8 ºC em Portalegre e os 9 ºC em Castelo Branco até aos 11 ºC nos restantes distritos.

A Região Sul não deverá apresentar temperaturas negativas. A mínima prevista mais baixa situa-se no distrito de Évora (1 ºC) e as mínimas mais altas apontam aos 5 ºC em Setúbal e Faro. Quanto às máximas, o termómetro regista temperaturas entre os 10 ºC em Évora e os 13 ºC em Faro. Amanhã o cenário previsto para as temperaturas pouco se altera, esperando-se, contudo, uma ligeira subida das temperaturas comparativamente ao dia de hoje.

O período mais crítico do frio estende-se de hoje até quinta-feira. Para este dia, são esperados 6 graus negativos na Guarda estando prevista uma máxima de apenas 2 ºC. A Região Norte tem aliás vários distritos – Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu e Guarda - com previsão de mínimas negativas. As máximas nestes distritos só chegam aos 10 ºC em Braga e Aveiro. No Porto e em Viana do Castelo o termómetro nunca fica abaixo do zero em nenhum destes três dias. Neste período de tempo, as mínimas previstas para estes dois distritos vão desde os 0 ºC no Porto aos 4 ºC em Viana do Castelo e as máximas não ultrapassam os 11 ºC.

Temperaturas negativas no Norte de Portugal Continental.

Para quinta-feira na Região Centro, prevêem-se mínimas de -2 ºC em Portalegre, com a capital Lisboa a atingir os 4 ºC. As máximas variam entre os 7 ºC em Portalegre e os 11 ºC nos restantes distritos da Região, à exceção de Castelo Branco (9 ºC). Na Região Sul, as temperaturas mínimas e máximas previstas descem comparativamente ao dia de hoje, com o termómetro a registar -1 ºC em Évora. Faro é a exceção uma vez que está previsto que a mínima se mantenha inalterada (5 ºC) e a máxima suba para 14 ºC. 

Nos Arquipélagos, entre hoje e quinta-feira as mínimas previstas variam entre os 12 ºC e os 14 ºC no Funchal e permanecem nos 13 ºC em Ponta Delgada. As máximas são semelhantes às mínimas e apontam aos 16 ºC em Ponta Delgada e aos 17 ºC no FunchalO aviso laranja na Madeira prende-se com o facto de estarem previstas ondas de 6 metros entre amanhã e quinta-feira e ventos com rajadas de até 100 km/h. 

No meio deste frio todo, fique a saber que não tem de se preocupar em usar guarda-chuva! Não está prevista ocorrência de precipitação significativa sendo que em termos semelhantes irá dar-se a formação de gelo e de geada. Para mais informações, não se esqueça de clicar aqui

Publicidade