StoreWindows10

Onde estás verão? A chuva continua esta semana

As previsões para a primeira semana de Julho em Portugal não são animadoras e o tempo que normalmente associamos ao verão andará algo longe daquilo que os portugueses estão habituados. Deite um olhar pelas previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 02 Jul. 2018 - 18:09 UTC
A chuva continuará por terras portuguesas pelo menos até quarta-feira...

O verão iniciou há quase duas semanas mas o sol quente e as habituais temperaturas altas tardam em chegar. Tendo em conta os modelos de previsão, a chuva continuará por terras portuguesas pelo menos até quarta-feira. Associado à precipitação que se fará sentir durante esta semana, poderá trovejar algumas vezes especialmente em distritos do Norte de Portugal Continental...

Chuva por Regiões

Na Região Norte, fruto das influências da pressão atmosférica e dos ares vindos do Oceano Atlântico, conjugam-se as condições para se formarem núcleos de precipitação que resultam em chuva. Cairá com relativa abundância, tendo em conta o que é normal em termos climatológicos para este mês do ano, traduzindo-se por vezes em aguaceiros.

No Norte de Portugal Continental, é no Noroeste Minhoto (Braga) e em Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real e Bragança) que se registarão os maiores acumulados de precipitação. A sul destes distritos, como no Porto, e na linha de costa também se fará sentir chuva. É em Braga e Vila Real que provavelmente se farão ouvir o rugido dos trovões e o desencadear de trovoada...

Caminhando para as restantes regiões (Centro e Sul), ao longo do litoral a pluviosidade prevista será cada vez menor. No entanto, nestes territórios, de acordo com os mapas de previsão, deverá ser no interior continental português como em Beja (Ourique e Cuba por exemplo), que choverá mais, para além de um céu totalmente enevoado.

Mapa alusivo à precipitação e nebulosidade previstas em Portugal Continental a 4 de julho.

Amanhã a chuva vai ser suave e ocorrerá num regime fraco.Em algumas cidades, como as deLisboae Faro, o céu estará parcialmente nublado mas o sol vai espreitar durante o dia dando azo a algumas abertas e raiando esplendoroso, sendo que para os amantes de praia e do calor, pelo menos em alguns momentos do dia serão presenteados com o sol.

Em Ponta Delgada, o panorama meteorológico vai estar diferente, isto é, o céu estará parcialmente nublado e tendência é que até quarta-feira a névoa vá desvanecendo, com o sol a aparecer algumas vezes. No Funchal a situação é semelhante, à exceção do dia de hoje em que a chuva cairá num regime fraco ao longo das próximas horas.

Mar e Ventos

O mar estará relativamente calmo, não dando azo a grande ondulações, com ondas de 2 metros de altura no máximo, e o vento soprará até quarta-feira num regime moderado atingindo o nível máximo de 3 na Escala de Beaufort, no litoral. No continente, significa isto que soprará entre os 20 e os 30 km/h do quadrante oeste, por vezes vindo de noroeste. Poderá por vezes atingir rajadas máximas de 40 km/h, em especial no Norte do país.

Para os que vivem profissionalmente de atividades marítimas, a ondulação marítima está apta à navegabilidade das embarcações. Apesar da chuva, deverá haver períodos de menor nebulosidade pelo que recomendamos que aproveite para dar uns mergulhos no mar!

Publicidade