O Verão já começou e a chuva regressou?

O Verão que ainda agora começou, parece ter tido um arranque em falso já que as temperaturas elevadas e a hospitalidade soalheira e convidativa para passear junto à praia ou ao mar... aparentemente tiraram folga! Como será o tempo esta semana?

As nuvens e o céu cinzento serão uma constante esta semana em Portugal. Foto: Jahoo Clouseau Pexels

Depois de uns primeiros dias de Verão marcados por temperaturas elevadas, registou-se uma descida térmica abrupta. As previsões apontam para a continuidade de nebulosidade na atmosfera, com permanente ameaça de contração de precipitação, e temperaturas “frescas”.

Segundo os mapas de previsão do tempo, a chuva será continuamente uma ameaça mas em princípio nunca passará disso, podendo quanto muito chuviscar ou na pior das hipóteses, haver alguns aguaceiros sobretudo no Norte Litoral e Norte Interior. Devido à permanente instabilidade que a atmosfera vive, nunca é demais prevenir-se com um guarda-chuva!

Temperaturas nas principais cidades

Na cidade do Porto as temperaturas oscilarão entre os 15 ºC de mínima e os 20 ºC a 21 ºC de máxima. Por sua vez, a capital de Portugal – Lisboa – terá temperaturas ligeiramente mais elevadas ( 17 ºC de mínima e 23 ºC a 25 ºC de máxima) e a cidade de Faro terá mínima de 16 a 18 ªC e temperaturas máximas oscilantes entre os 25 ºC e os 28 ºC.

Na Região Norte, o céu vai estar muito nublado ao longo desta semana na maioria dos distritos. De acordo com as previsões meteorológicas, podem ocorrer situações distintas. Apesar da vasta nebulosidade, o único distrito que poderá registar chuva é o de Braga ao longo das próximas 48 horas.

Já em Bragança, o cenário será previsivelmente diferente hoje já que o céu estará totalmente limpo, sem registar passagem de nuvens no seu território hoje. Amanhã já não será tanto assim... Tempestades poderão formar-se na atmosfera e é precisamente no distrito de Bragança que deverão incidir trovões e relâmpagos.

Mapa térmico. Para os fãs de sol e praia, as temperaturas estarão longe do ideal do que é o verão...

Na Região Centro, a névoa vai estar menos densa, apresentando menor probabilidade de precipitação. Prevê-se até, que alguns distritos apresentem céu limpo durante o dia de amanhã e que nos dias seguintes, o céu esteja apenas parcialmente nublado, como nos distritos de Castelo Branco e Santarém. A chuva é aqui um cenário praticamente descartado esta semana...

Caminhando para a Região Sul, o cenário é bastante diferente! No distrito de Beja e suas principais cidades – Cuba e Ourique – e ao longo do distrito de Faro, prevê-se céu limpo sem o “incómodo” de uma possível precipitação, pelo que recomendamos que caso esteja de férias agora, aproveite para dirigir-se até ao Sul de Portugal Continental. Aqui são garantidas temperaturas elevadas e um sol abrasador que fazem jus à estação do ano que vivemos!

E nos Arquipélagos?

Nos territórios insulares, o que se passará? Prevê-se que chova nos Açores, nomeadamente na capital - Ponta Delgada. Serão apenas alguns chuviscos incomodativos que vão cair dos céus durante as próximas 72 horas. No Funchal, o sol vai raiar por entre as nuvens em alguns momentos dos próximos dias e a chuva nunca deverá ser uma realidade.