O tempo na Semana Santa 2022 em Portugal: primeiras tendências!

As primeiras previsões para a Semana Santa 2022 estão disponíveis e na Meteored queremos ser sempre os primeiros a contar-vos. Referimo-nos às temperaturas e à chuva entre os dias 10 e 17 de abril. Saiba mais aqui!

Semana Santa Braga, Portugal
Como poderá estar o tempo na Semana Santa 2022 em Portugal? Fonte: PressNET

Muita gente está de olho na previsão da Semana Santa de 2022, agora que, finalmente, tudo indica que teremos alguma normalidade após ter estado condicionada nos últimos dois anos pela pandemia. Parece que as procissões vão voltar às ruas e que inúmeras deslocações e viagens serão feitas pela estrada, à procura do sol, da praia ou até mesmo da neve.

Na Meteored estivemos a analisar as primeiras tendências projetadas pelo nosso modelo de confiança, o do ECMWF, cujas previsões semanais já abrangem a Semana Santa, que este ano decorrerá de 10 a 17 de abril.

A Semana Santa de 2022, terá lugar, portanto, em meados de abril, um mês caracterizado pela sua enorme variabilidade. Em Portugal continental, nesta época do ano, é possível haver dias frios com neve nas montanhas, a fortes chuvadas, temporais de vento, dias quase veranis no qual já é possível usar manga curta ou até mesmo intrusões de poeiras do Saara. Esta variabilidade natural complica imenso a previsão, sobretudo a longo prazo.

Como costuma ser o mês de abril em Portugal continental?

No que diz respeito à temperatura média, o território continental português apresenta um valor em torno dos 11 ºC, roçando os 17 ºC na Madeira (Funchal), apresentando 13,1 ºC no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral e 13,4 ºC no Algarve. Quanto aos valores das máximas, atingem ou ultrapassam ligeiramente os 18 ºC no Alentejo e Algarve, e praticamente atingem os 20 ºC (19,9 ºC) no arquipélago madeirense.

CidadeMédia das temperaturas máximas (ºC)Média das temperaturas mínimas (ºC)Média precipitação total mensal (mm)
Viana do Castelo
18,1
8,6
117,7
Braga
17,9
8,6
122,5
Vila Real
16,4
6,2
82,3
Bragança
15,6
4,7
62,1
Porto
17,7
8,6
115,6
Viseu
17,1
6
105,2
Guarda
12
4,2
83,1
Aveiro
18
10,1
89,6
Coimbra
19,3
8,4
84,8
Castelo Branco
18,6
8
58,1
Alcobaça
19
8,1
76,1
Santarém
19,6
8,6
65,7
Lisboa
19,2
11,5
64,7
Setúbal
19,8
9
62,9
Portalegre
16,5
8,2
78,4
Évora
18
9
58,1
Beja
19,8
8,2
62,2
Faro
20
10,5
40,6
Ponta Delgada
18
12,3
71
Funchal
19,9
13,8
37,8

Do outro lado da moeda, para os amantes do tempo fresco, o Alto Minho, a Área Metropolitana do Porto, o Alto Tâmega e Trás-os-Montes podem ser boas opções, dado que nesta época do ano ainda podem ocorrer geadas, enquanto que durante o dia as temperaturas não costumam ir além dos 12/14 ºC.

Apesar de abril ter a fama de ser chuvoso (“Em abril, águas mil”), a verdade é que nem sequer faz parte dos três meses mais húmidos na totalidade do território continental. Nem sequer na Região Norte, a mais chuvosa do país. Aliás, a tendência é geral para todo o território continental português no que toca a abril, que surge, na maioria dos casos, em 6 º lugar como o mês mais pluvioso das distintas regiões lusas.

Apesar de abril ser famoso por causa do provérbio “Em abril, águas mil” a verdade é que este mês nem sequer integra o top-3 dos meses mais chuvosos em Portugal continental.

Mesmo assim, é habitual cair mais de 200 mm no Alto Minho, no Cávado e no Ave, superando-se os 150 mm no Alto Tâmega, Tâmega e Sousa e Área Metropolitana do Porto. Pelo contrário, a sul do Tejo, em regiões como o Baixo Alentejo e o Algarve encontramos a “face oposta”, onde a média de abril ronda os 50 mm. Na Madeira (Funchal) nem sequer atinge os 40 milímetros.

Temperaturas mais elevadas do que o normal em todo o país?

Para já, as previsões que gerimos na Meteored indicam que a Semana Santa será mais quente do que o normal em grande parte de Portugal continental, esperando-se anomalia positiva de até 1 ºC.

anomalia térmica ECMWF
As temperaturas poderão ser mais elevadas do que o normal em quase todo o país.

As únicas exceções antecipadas pelo modelo Europeu são para os distritos da faixa costeira ocidental compreendidos entre Coimbra e Lisboa, e no Norte, para os de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, onde se prevê temperaturas normais, enquadradas com os valores da normal climatológica de referência (1971-2000). O mesmo se antecipa para os Arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Uma Semana Santa chuvosa?

Quando parecia que o anticiclone de bloqueio ia ser rei e senhor do estado do tempo, também durante a primavera, apareceram as tempestades e não há previsão de que escapem no curto prazo. Para o médio e longo prazo, para já, não há sinais significativos em superfície, apesar de que a 500 hPa (cerca de 5500 m de altitude) se detetam ligeiras ondulações da corrente de jato.

anomalia precipitação ECMWF
Para já não se prevê uma situação de instabilidade generalizada, mas, como estamos na primavera, a situação meteorológica pode mudar drasticamente de um momento para o outro.

A chuva não costuma faltar nos grandes dias da Semana Santa. Parece que este ano irá ser registada uma anomalia negativa na precipitação, para toda a Região Norte, bem como nas Regiões de Aveiro, Coimbra, Viseu-Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa e Região Autónoma dos Açores. No resto de Portugal continental, ou seja, a metade austral do país, praticamente do rio Tejo para sul, e também na Região Autónoma da Madeira, prevê-se valores dentro da média, pelo que provavelmente cairá alguma chuva e aguaceiros que alternarão com períodos de sol, um tempo muito típico de meados de abril.

É importante salientar que aquilo que aqui é mostrado são tendências, que permitem dar-nos uma pequena ideia daquilo que poderá acontecer a uma escala geral. A primavera é uma estação muito complexa para elaborar previsões a longo prazo, sobretudo no que diz respeito à precipitação.