O tempo na Semana Santa 2019: últimas tendências!

As últimas previsões para a Semana Santa 2019 já foram atualizadas e, pelo menos até ao Domingo de Ramos, o tempo em Portugal vai ser estável, com sol e temperaturas agradáveis. Continuará assim?

Alfredo Graça Alfredo Graça 10 Abr. 2019 - 13:48 UTC
Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa


À primeira vista, o tempo na Semana Santa 2019 deverá ser frio e chuvoso.


A Semana Santa está a chegar e com o decorrer dos dias, as previsões para o tempo que fará nesta altura começam a aguçar progressivamente a precisão. No entanto, tratam-se de previsões pelo que há sempre um certo grau de incerteza associado ao tempo que vai estar.

De acordo com as últimas tendências do modelo Europeu (ECMWF), o padrão atmosférico na Semana Santa será bastante variável e instável, com tendência à presença generalizada de frio. Ainda que no decorrer desta semana se espere subida das temperaturas, na semana que vem os valores térmicos estarão previsivelmente abaixo da média, com períodos de precipitação associados.

‘Bom tempo’ até ao Domingo de Ramos?

Nos próximos dias, e em concreto até ao Domingo de Ramos, Portugal continental terá um panorama meteorológico generalizado com temperaturas a subir progressivamente por força da atuação da dorsal africana, ou seja, ar quente sub-tropical, caracterizando o tempo nestes próximos dias, entre 10 e 13 de abril. Deste modo, o fim de semana 12-14 de abril será provavelmente marcado por tempo estável e temperaturas agradáveis. Prevê-se céu parcialmente nublado ou limpo em todo o território continental, embora com ocorrência de precipitação no Domingo de Ramos.

De momento, durante o próximo sábado, vão predominar as altas pressões sobre Portugal. Espera-se por isso tempo estável. Mesmo assim, no Domingo de Ramos espera-se uma ligeira subida generalizada das temperaturas, especialmente das mínimas, acompanhada de chuvas fracas um pouco por todo o país. Afetará sobretudo o Norte Litoral, em concreto a região do Minho e do Grande Porto, tudo devido à entrada de uma nova frente fria, segundo apontam as cartas sinóticas.

De momento, estimam-se valores de precipitação dentro da média para Portugal na Semana Santa 2019 - com exceção do interior Sul português.

Por agora, convém ‘ficar de olho’ nos mapas de previsão, já que começa a desenhar-se a grande probabilidade de que o padrão instável dos últimos dias se volte a repetir assim que estivermos mais próximos da Semana Santa. Os territórios do interior português poderão até registar um anomalia positiva de precipitação. Do dia 15 em diante antevê-se uma injeção de depressões atlânticas, com frente fria associada, resultando em descida de temperaturas, mais chuva (que tanta falta faz ao país) e instabilidade atmosférica, devido aos núcleos de baixas pressões.

De momento, os modelos de previsão apontam para a presença de chuva em grande parte do território continental, ainda que com foco maior nas regiões Norte e Centro, nos dias 15, 16 e especialmente 18 de abril. Abril é o mês primaveril por excelência, pelo que nas previsões há um grau razoável de incerteza associado e há que ter cautela nas previsões a curto e médio prazo. Prepare o guarda-chuva e aguardemos pela chuva, tão necessária e preciosa para as culturas e para os campos.

Publicidade