O Porto está prestes a viver o dia mais crítico da semana: quase 20 mm em apenas 6 horas e rajadas de até 130 km/h

O país todo encontra-se sob vários avisos meteorológicos em relação à chuva, vento, neve e agitação marítima. A situação no Norte do país é das mais críticas.
Ainda que todo o território continental e insular se encontre sob diversos avisos meteorológicos, há regiões onde o tempo adverso será mais expressivo, nomeadamente o litoral Norte.
As próximas horas contarão com chuva em todo o país, mas na madrugada de amanhã, quarta-feira, esta deverá intensificar-se, resultando em chuva forte e neve nos pontos mais altos do Norte e Centro.
As próximas horas contarão com chuva fraca a moderada em boa parte da nossa geografia continental, assim como ocorrência de neve nas cotas mais elevadas do Norte e Centro. No entanto, espera-se um agravamento do estado de tempo para a próxima madrugada.
Território português sob aviso meteorológico
Todo o litoral de Portugal está sob aviso laranja devido à agitação marítima, à exceção dos grupos Ocidental e Central dos Açores, cujo litoral de todas as ilhas se encontra sob aviso vermelho; o Grupo Oriental também está sob aviso laranja.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco encontram-se sob aviso laranja de neve. Os três primeiros contam ainda com aviso laranja de precipitação, enquanto os restantes contam com aviso amarelo para o mesmo fenómeno.
Todos os 18 distritos que compõem Portugal Continental contam ainda com aviso amarelo de vento em vigor até ao final da tarde de hoje, dia 27.
Cidade do Porto conta com vários avisos e poderá enfrentar várias horas de grande instabilidade atmosférica
A tempestade Joseph, como temos noticiado, está a afetar Portugal na sua plenitude. Para além desta tempestade, que foi nomeada pelo IPMA, surgiu ainda a tempestade Chandra, nomeada pelo MetOffice e que atingiu Portugal Continental na madrugada passada, e teremos ainda outro centro de baixas pressões secundário associado a Joseph, que nos deverá afetar entre as últimas horas de hoje e as primeiras de amanhã, quarta-feira.

Como podemos observar no mapa acima, este centro depressionário, que foi criado a partir da depressão que originou a tempestade Joseph, irá afetar o continente português de forma bastante expressiva, tanto ao nível da chuva, como da neve, vento e agitação marítima.
O Porto poderá contar com períodos de chuva forte, especialmente entre as 2h e as 5h da manhã de quarta-feira, podendo acumular, entre a 1h e as 7h, perto de 20 mm de precipitação, sendo que a maior parte será registada em 3h. Para além disto, as rajadas de vento também se deverão intensificar a partir das 3h da manhã, podendo ultrapassar os 130 km/h pelas 6h, perdendo força nas horas seguintes. Já em relação ao mar, estima-se que o pico da agitação marítima seja atingido entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde.
Depois de uma certa acalmia a partir das primeiras horas da manhã, espera-se o regresso da chuva persistente a partir das 18h de quarta-feira. Esta instabilidade deverá permanecer ao longo da madrugada de quinta, ainda que com menos intensidade face à madrugada anterior.