Tempestade Joseph: Joana Campos alerta para as áreas onde a precipitação ultrapassará os 190 mm nas próximas 48 horas

Todo o país deverá sentir os efeitos desta tempestade, no entanto há algumas regiões mais expostas. Confira aqui a previsão!

O dia de hoje amanheceu tempestuoso em boa parte do litoral Norte e Centro com chuva e vento forte. Nas restantes áreas destas regiões conta-se com alguma chuva moderada.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ao longo do dia deverão registar-se períodos de chuva forte no noroeste e ao final do dia espera-se uma intensificação da precipitação, especialmente a Oeste da Barreira de Condensação, que poderá estender-se pelo litoral Centro.

Avisos meteorológicos cobrem boa parte do país

Esta instabilidade, devida à tempestade Joseph, já deu origem a diversos avisos meteorológicos de chuva, vento e agitação marítima por parte do IPMA, tanto no continente como nos arquipélagos.

Viana do Castelo, Braga e Vila Real encontram-se sob aviso laranja de precipitação, entre as 9h de hoje e as 3h de amanhã. Todos os distritos do litoral entre Viana do Castelo e Setúbal encontram-se sob aviso amarelo de vento e agitação marítima e no interior, os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda e Viseu contam com aviso amarelo de vento. Este último também está sob aviso amarelo de chuva.

Entre hoje e quarta-feira, o noroeste do país deverá acumular mais de 190 mm de chuva.
Entre hoje e quarta-feira, o noroeste do país deverá acumular mais de 190 mm de chuva.

Os Açores contam com avisos de vento e agitação marítima que vão do amarelo ao vermelho. O Grupo Ocidental conta com este aviso de maior risco em relação ao mar entre as 20h de hoje e as 18h de amanhã. No Grupo Central os avisos são laranja (mas amanhã passam a vermelho em relação à agitação marítima) e no Oriental amarelos, também para agitação marítima. Quanto ao vento, todos contam com aviso laranja.

Já na Madeira, os avisos entram em vigor amanhã, tanto para a agitação marítima, que será laranja em Porto Santo e na Costa Norte, e amarelo na Cpsta Sul, e para o vento que será amarelo em todo o arquipélago.

Tempestade secundária originada a partir de Joseph já foi nomeada pelo MetOffice

As primeiras horas da madrugada de terça-feira também deverão ser críticas, pois esperam-se episódios de chuva forte de Norte a Sul do país. Esta intensificação da precipitação dever-se-á a Chandra, uma depressão associada a Joseph, e nomeada pelo MetOffice, que deverá influenciar o estado de tempo em Portugal na madrugada de terça-feira.

Ainda assim, à medida que as horas passam, a chuva deverá perder intensidade, mas manter-se-á em boa parte da nossa geografia, com períodos de neve nas cotas mais elevadas do Norte e Centro.

Contudo, na madrugada de quarta-feira espera-se um agravamento do estado de tempo com muita chuva e muita neve, especialmente no Norte do país. Montalegre poderá registar queda de cerca de 8 cm de neve por hora. Este período mais crítico será devido à passagem de um centro de baixas pressões pelo Norte do país, também associado ao sistema depressionário de Joseph, pelo que nas horas seguintes espera-se uma melhoria deste cenário.

Precipitação poderá causar cheias e inundações

O volume de água esperado é elevado, especialmente no noroeste do país, onde em 48 horas se espera a acumulação de mais de 190 mm de chuva. No entanto, e tendo em conta que os solos, em praticamente todo o país, se encontram saturados, é esperado um aumento do caudal de vários rios, podendo haver ocorrência de cheias, não descartando inundações urbanas pela quantidade de chuva prevista.

Para além do noroeste, e tal como podemos observar no mapa acima, várias regiões do Norte e Centro poderão registar acumulações superiores a 100 mm, também em 48 horas.