Níveis de pólen: entre hoje e amanhã, irão manter-se muito elevados nestas zonas de Portugal

Portugal Continental contará com um fim de semana típico de primavera, com dias secos, soalheiros e mais quentes. Com isto, o pólen está de regresso e manter-se-á elevado em vários pontos do país.

Para este fim de semana poderemos contar com dias secos, soalheiros e com temperaturas máximas típicas de primavera, a superarem os 20 ºC em alguns locais do país. No entanto, estes fatores contribuirão para um aumento dos níveis de pólen no ar, ao longo dos próximos dias.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) informa que entre os dias 20 e 26 de fevereiro, os níveis de pólen poderão manter-se elevados na Beira Litoral e Alentejo, moderados nas regiões de Trás-Os-Montes, Alto Douro, Beira Interior e Algarve. No restante território continental e insular, estes níveis poderão ser baixos.

Mapas da Meteored apontam para nível elevados de pólen no Norte do país

Apesar de a RPA considerar que a região de Entre Douro e Minho, na semana compreendida entre 20 e 26 de fevereiro, contará com níveis de pólen mais baixos face ao resto do país, os nossos mapas mostram que, pelo menos entre hoje e segunda-feira, os níveis de pólen na atmosfera estarão elevados nesta região e noutras do Norte e Centro do país, como podemos observar abaixo.

Entre sábado e segunda-feira os níveis de pólen estarão muito altos, principalmente no Norte do país.
Entre sábado e segunda-feira os níveis de pólen estarão muito altos, principalmente no Norte do país.

Para além de uma maior estabilidade atmosférica e temperaturas mais elevadas, que por si só, já favorecem o aumento de pólen no ar, também o facto de algumas espécies começarem a polinizar mais cedo no ano (árvores cipreste e amieiro) contribuem para um aumento destes níveis, especialmente no Norte, onde a vegetação ripícola e de árvores que polinizam cedo é mais abundante.

Meses com maior concentração de pólen na atmosfera em Portugal

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), o período de fevereiro a outubro é o que apresenta as maiores concentrações totais de pólen, com picos de abril a julho.

Isto acontece porque a maioria das plantas em Portugal tem o seu período reprodutivo na primavera e no verão. O ciclo inicia no final do inverno (fevereiro-março), quando começam a florir árvores como o amieiro, o plátano, a bétula e a oliveira. Já na primavera a libertação de pólen das gramíneas intensifica-se (estas são das principais responsáveis pelos picos elevados).

Mais tarde, no verão e início do outono surgem herbáceas como a parietária e a artemísia. Ou seja, dá-se uma sobreposição de espécies em floração, o que aumenta a concentração de pólen total na atmosfera da nossa geografia continental e insular, durante estes meses.