Julho a acabar...temperaturas a aumentar?

A nebulosidade tem sido constante na maioria dos territórios especialmente no litoral, com temperaturas inferiores às que costumam fazer nesta altura do ano. No entanto, de acordo com as últimas previsões, este fim-de-semana o panorama meteorológico começará finalmente a alterar-se.

Estará o calor típico do verão finalmente a chegar?

Se hoje, sexta-feira 27, ainda persistem períodos de céu nublado com influência sobretudo ao longo da linha de costa portuguesa, à medida que caminhamos para o interior verifica-se o dissipar da névoa e o progressivo aumento de temperaturas devido ao efeito da continentalidade. Na faixa continental compreendida entre Viana do Castelo e o Porto poderão verificar-se alguns chuviscos até ao final da manhã.

Temperaturas sobem ligeiramente amanhã

No sábado 28, as temperaturas sofrem uma pequena subida em Portugal Continental, resultado da continuidade da influência de altas pressões na atmosfera que influem em geral num dia caracterizado por céu limpo. No particular, a nebulosidade deverá persistir sobretudo no noroeste minhoto afetando Viana do Castelo e Braga, mas poderá estender a sua influência também até ao Porto, embora em menor quantidade.

No interior da Região Norte as temperaturas chegarão aos 28 ºC de máxima em Bragança e na Guarda, prevendo-se 12 ºC de mínima nestes territórios, por contraste com temperaturas mínimas mais elevadas (16 ºC ) em Viana do Castelo e temperaturas máximas mais baixas (22 ºC). Na Região Centro, prevê-se uma oscilação térmica entre os 12 ºC e os 17 ºC de mínima em Portalegre e em Lisboa respetivamente. As temperaturas máximas poderão atingir os 30 ºC em Castelo Branco.

Para amanhã, na Região Sul, não haverá grandes diferenças nas temperaturas relativamente a hoje. O único caso digno de registo será o Algarve em que, ao invés do restante território continental, as temperaturas sofrerão uma ligeira descida, quer na mínima, quer na máxima. Amanhã, o termómetro registará no Algarve 30 ºC de máxima e 18 ºC de mínima. O céu estará totalmente limpo durante todo o fim-de-semana nesta região.

Mapa do estado de tempo em Portugal Continental às 18h de sábado 28 de julho.

No domingo, o cenário meteorológico previsto para o Continente será basicamente o mesmo. A nebulosidade será menor no Noroeste Minhoto, praticamente inexistente, e o céu continuará limpo no resto do território nacional, prevendo-se no entanto uma ligeira descida das temperaturas.

Ao longo do fim de semana, os ventos soprarão do quadrante oeste, predominantemente de noroeste. Durante as duas manhãs (de sábado e domingo), a intensidade dos ventos será fraca, passando a moderada à tarde atingindo cerca de 25km/h. Poderá às vezes registar rajadas máximas de 35 km/h a 40 km/h no litoral oeste e em territórios do interior continental como Guarda e Castelo Branco.

Tempo nos Açores e na Madeira

A previsão para os Arquipélagos aponta para temperaturas máximas a rondar os 23 ºC, 24 ºC ao longo do fim de semana, com temperaturas mínimas entre os 19 ºC e os 21 ºC. A nebulosidade persistirá durante o dia de hoje alargando a sua influência também amanhã, seja em Ponta Delgada ou no Funchal.No domingo, o panorama altera-se ligeiramente. Enquanto que em Ponta Delgada, o céu terá alguns períodos de céu nublado, no Funchal o céu estará limpo.