Tempo em Portugal no primeiro fim de semana de maio: eis como a chuva, vento e trovoada afetarão o país após o feriado

O primeiro fim de semana do mês de maio promete ser chuvoso, podendo comprometer os planos de quem pensou ocupar o seu tempo livre em atividades ao ar livre. Não perca a nossa previsão e não seja apanhado de surpresa!

Depois de um período de estabilidade atmosférica, com temperaturas que fizeram lembrar o início do verão, a chuva parece ter vindo para ficar. Desde o dia de ontem (30 de abril), que a chuva, em forma de aguaceiros, tem vindo a afetar grande parte do território continental, sendo que o IPMA ativou uma série de avisos amarelos, relacionados com a precipitação, para 16 dos 18 distritos de Portugal continental.

É expectável que a situação de aguaceiros se mantenha e se estenda para o fim de semana.

(...) o sábado e o domingo serão dias de ligeiros contrastes, sendo o primeiro mais chuvoso e o segundo mais marcado pela ligeira descida das temperaturas máximas e mínimas.

Naquele que é o terceiro fim de semana prolongado consecutivo (depois da Páscoa e do feriado proporcionado pelo dia 25 de abril) o estado do tempo poderá estar pouco convidativo a passeios exteriores. A chuva será acompanhada por temperaturas (principalmente as mínimas) bastante modestas, convidando o nosso leitor a aproveitar o conforto da habitação ou mesmo o abrigo de um estabelecimento comercial coberto, por exemplo.

O dia de hoje, bem como dia de amanhã (sexta-feira, 2 de maio) poderão ficar marcados pelo arrefecimento noturno, pela chuva em forma de aguaceiros (por vezes de granizo) e pela trovoada, que vão afetar todo o território continental, com especial incidência no Norte e centro.

o sábado e o domingo serão dias de ligeiros contrastes, sendo o primeiro mais chuvoso e o segundo mais marcado pela ligeira descida das temperaturas máximas e mínimas.

Espera-se que "chova com fartura" no sábado

O dia de sábado (3), vai ficar marcado pela precipitação abundante no nosso território, que pode ser por vezes em forma de granizo. Os aguaceiros são esperados de Norte a Sul, acompanhados de temperaturas mínimas que podem variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 15 ºC (Faro). As máximas poderão variar entre os 13 ºC (Guarda) e os 20 ºC (Beja e Faro).

Chuva
O nosso modelo de previsão aponta para um cenário de chuva generalizada em quase todo o território continental, para sábado, por volta das 15:00h.

Este dia terá períodos com o céu muito nublado e para os distritos de Portalegre, Castelo Branco e Porto é esperada a ocorrência de trovoadas, no período diurno. O vento vai soprar do quadrante Sul, primeiramente fraco a moderado, podendo soprar mais forte nas terras altas.

No arquipélago dos Açores, a previsão aponta para um sábado igualmente chuvoso. A chuva, em forma de aguaceiros, poderá ser acompanhada de trovoadas, em especial nas ilhas do Grupo Central. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 13 ºC (Ribeira Grande) e os 16 ºC (Santa Cruz da Graciosa), sendo que as máximas poderão variar entre os 17 ºC (Angra do Heroísmo) e os 19 ºC (Santa Cruz das Flores).

Precipitação acumulada
Para o primeiro dia do fim de semana, espera-se que a ilha da Madeira tenha acumulações de precipitação acima dos 80 mm na costa Ocidental e em parte da vertente Sul da ilha, em virtude da passagem de uma depressão.

Já para o arquipélago da Madeira, a ilha do Porto Santo não deverá contar com precipitação, apenas céu com alguns períodos de fraca nebulosidade.

O cenário é bastante diferente na ilha da Madeira, onde são esperados aguaceiros, tanto na vertente Norte como na vertente Sul da ilha. Apesar dos períodos de boas abertas, as máximas não deverão superar os 21 ºC (Funchal). As mínimas deverão oscilar, segundo a nossa previsão entre os 13 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira).

Para domingo preveem-se temperaturas mais baixas e a continuidade da chuva

O dia 4 (domingo) será um dia igualmente chuvoso, mas segundo a nossa previsão, poderá verificar-se uma ligeira descida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas. O céu estará geralmente muito nublado, sendo que na região Sul do país poderão surgir boas abertas durante a tarde. O vento deverá soprar moderado do quadrante Oeste.

Rajadas de vento
Para domingo, a previsão aponta para rajadas de vento moderado a forte, que podem superar os 40 km/h nas regiões do litoral.

As temperaturas mínimas deverão variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 14 ºC (Faro), sendo que as máximas deverão oscilar entre os 14 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Faro e Castelo Branco). Neste dia, em que se celebra o Dia da Mãe, é expectável que o território continental continue a sofrer com a depressão fria (será reabsorvida na corrente de jato polar), que estará a cruzar o Noroeste peninsular.

Nuvens e chuva
O território continental português vai continuar a ser afetado por uma depressão fria, que cruzará toda a costa ocidental, indo para Nordeste no final do dia de domingo.

No arquipélago da Madeira, a previsão para domingo aponta para um dia mais estável, mas registando-se ainda alguns períodos de aguaceiros, tanto na vertente Sul (São Vicente) como na vertente Norte (Funchal). Nas restantes geografias madeirenses é esperado céu pouco nublado ou limpo. Do ponto de vista das temperaturas, as mínimas oscilarão entre os 11 ºC (Calheta) e os 16 ºC (Vila Baleira); as máximas entre os 17 ºC (Calheta) e os 20 ºC (São Vicente).

Com uma perspetiva completamente diferente estão os Açores, já que para domingo estão previstos aguaceiros em todas as ilhas, alternados com períodos de abertas. Os aguaceiros serão mais fortes nas ilhas do Grupo Oriental. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 12 ºC (Angra do Heroísmo) e os 14 ºC (Ponta Delgada). Já as máximas deverão rondar os 17 ºC em todas as geografias açorianas.

A oscilação entre estabilidade e instabilidade deverá continuar na próxima semana. Se o início aparenta ser de tréguas para a precipitação, o final da semana voltará a ser de chuva, um pouco por todo o país.