Frente de chuva muito ativa: chegará no sábado a esta hora e afetará pelo menos 10 distritos

O tempo estável e soalheiro tem as horas contadas em Portugal continental. Este sábado, 29 de novembro, prevê-se a chegada de uma frente fria atlântica que produzirá períodos de chuva em várias regiões.

O anticiclone continua atualmente a influenciar a situação meteorológica em Portugal continental, com esta quinta-feira (27) a traduzir-se em mais um dia de céu pouco nublado ou limpo. O vento vai soprando fraco, tendencialmente do quadrante Norte. Porém, em menos de 48 horas, espera-se uma mudança no estado do tempo em várias regiões do nosso país.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para esta sexta-feira (28) prevê-se mais um dia de tempo anticiclónico, com céu pouco nublado ou limpo, embora temporariamente muito nublado nas regiões Norte e Centro. Não se exclui a possibilidade de chuvisco no Minho ao final do dia. O vento continuará a soprar fraco do quadrante norte, sendo pontualmente forte nas terras altas. É expectável a formação de geada no interior Norte e Centro e de nevoeiro matinal, que poderá persistir nalguns locais do Nordeste Transmontano e da Beira Alta.

Frente fria atlântica distribuirá precipitação este sábado, 29 de novembro

Nas primeiras horas da madrugada de sábado (29) o céu estará muito mais nublado do que nos dias anteriores, o vento passará a soprar de Oeste e a já referida nebulosidade estará associada a uma frente fria atlântica que poderá começar a distribuir os primeiros pingos de chuva no Minho a partir das 06:00 ou 07:00 da manhã. Durante o resto da manhã a precipitação poderá surgir de forma intermitente noutras zonas do Norte e do Centro.

Este sábado, 29 de novembro, uma frente fria atlântica provocará períodos de chuva no Norte e Centro de Portugal continental, sendo mais provável e frequente nas regiões do Minho e Douro Litoral.

A partir da tarde prevê-se que a chuva se torne mais intensa e frequente, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, espalhando-se gradualmente para sul e para leste. Espera-se que os distritos situados a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (pelo menos 10: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Coimbra e Leiria) sejam os mais afetados, embora a precipitação possa surgir de forma intermitente e dispersa em zonas de distritos situados a sul desta barreira orográfica, tais como Lisboa, Santarém, Setúbal ou Portalegre.

No domingo (30), entre a meia-noite e o meio da manhã, a frente, já em fase de dissipação, ainda produzirá mais aguaceiros, fracos e isolados, tendencialmente no Centro e Sul do país, acabando por espalhar-se finalmente para regiões como o Alentejo e o Algarve. No resto de domingo, 30 de novembro, o céu apresentará períodos de muita nebulosidade, sendo que a probabilidade de ocorrência de precipitação se tornará muito reduzida. O vento voltará a soprar do quadrante Norte.