StoreWindows10

Fim do verão em Portugal brindado com temperaturas elevadas

Na Península Ibérica e particularmente em Portugal, prevê-se a chegada de uma advecção quente como um brinde ao final do verão, esperando-se temperaturas quase sempre acima dos 30 ºC, sobretudo na Região Centro e na Região Sul.

Alfredo Graça Alfredo Graça 21 Set. 2018 - 08:00 UTC
As temperaturas podem vir a atingir os 35 ºC em alguns locais de Portugal Continental, sobretudo nos territórios do interior.

Enquanto que no sudeste asiático e nos Estados Unidos da América intensos tufões e fortes furacões varreram ruas, casas e causaram inúmeros prejuízos materiais e também várias mortes, na Península Ibérica e particularmente em Portugal, prevê-se a chegada de uma advecção quente como um brinde ao final do verão, esperando-se temperaturas quase sempre acima dos 30 ºC, sobretudo na Região Centro e na Região Sul.

Um fim de verão realmente quente

O tempo continuou muito quente pelo sudoeste da Europa esta semana, uma vez que os padrões atmosféricos registaram a passagem por grande parte da Europa e vales sobre o Atlântico de uma advecção quente, que verificou-se mais intensa na Península Ibérica. As temperaturas diárias durante a tarde devem chegar a 35 °C em algumas áreas e até mesmo perto dos 40 °C no fim de semana.

Um padrão mais robusto evoluirá ao longo deste fim-de-semana, com forte desenvolvimento no rebordo oeste-sudoeste da Europa e uma advecção ainda mais forte para Norte. O resultado será de temperaturas ainda mais altas no sudoeste da Espanha e em Portugal. Os modelos apontam para uma previsão na faixa dos 30 ºC até quase 40 °C no pico da temperatura da tarde, tanto no sábado quanto no domingo.

Previsão do modelo ECMWF

Segundo o modelo ECMWF, para o fim de semana prevê-se céu limpo na maioria dos distritos portugueses, com temperaturas máximas a chegarem perto dos 30 ºC nos territórios do litoral da Região Norte, sendo que nos distritos do interior norte as máximas ultrapassam mesmo a fasquia dos 30 ºC como em Vila Real, Viseu ou Bragança. Em Viana do Castelo e no Porto, as temperaturas máximas vão ser consideravelmente menores quando comparadas com os restantes distritos.

O mapa representa um final de verão em que as temperaturas elevadas chegam quase aos 40 ºC, sobretudo no Alentejo.

Caminhando em direção à Região Centro, é esperada uma temperatura máxima de 35 ºC no distrito de Santarém, podendo eventualmente vir a atingir os 36 ºC no dia seguinte. Lisboa poderá vir a registar 33 ºC de temperatura máxima. Na região algarvia, as temperaturas máximas previstas são de 30 ºC no distrito de Faro.

Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, verifica-se um cenário ligeiramente distinto. Considerando a capital açoriana (Ponta Delgada) vislumbra-se a possibilidade de ocorrência de precipitação, ainda que a chuva que possa vir a cair não seja em grandes quantidades. As temperaturas máximas previstas oscilarão aqui entre os 23 ºC e os 25 ºC ao longo do fim-de-semana, revelando-se mais amenas em relação ao Continente. Isto deve-se ao fator da regulação oceânica. Quanto ao Funchal, no sábado prevê-se céu limpo ao longo das 24 horas, sendo que no domingo poderá registar-se a passagem de alguma nebulosidade.

Publicidade