Fim de semana soalheiro, ameno e ventoso!

O tempo no fim de semana não vai registar grandes mudanças, mantendo-se praticamente igual ao que tem sido. O vento norte irá soprar com intensidade, e além disso o calor virá mas só para o interior. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 02 Ago. 2019 - 15:26 UTC
Tempo propício para ir à praia, mas cuidado com o vento Norte! Calor predominará nas localidades do interior, longe da praia.

Depois de uma semana amena, que até começou mais fresca e com céu nublado, o calor já se faz sentir mais, sobretudo nas localidades do interior Centro e Sul. No entanto, o tempo ameno e soalheiro, mas com alguma nebulosidade associada surge com maior frequência nos territórios do litoral Oeste. Assim, o que esperar para o fim de semana? Espaço para a vinda de calor intenso ou manter-se-á tudo praticamente igual?

Analisando a atual carta sinótica, pode observar-se a persistência de um padrão muito semelhante ao das últimas duas semanas, com a presença enfraquecida de um centro de altas pressões a oeste/noroeste do continente, já relativamente distante do nosso país bem como a existência de uma depressão sobre Espanha que vai deixando tempestades, algumas bastante violentas na metade oriental do país vizinho, como as que já ocorreram ontem.

Hoje o panorama meteorológico está a ser caracterizado por céu pouco nublado na região Sul, contrariamente ao litoral das regiões Norte e Centro, onde houve lugar para o desenvolvimento de névoa bastante espessa. O mar permanece num estado de calmia, com altura até 1 metro na costa Sul e até 3 metros na costa Atlântica. Quanto ao vento, as nortadas persistem com significativa intensidade na maioria do território nacional, soprando moderado a forte com rajadas até 45, 50 km/h.

Ameno no litoral, mais quente no interior

Amanhã espera-se que seja o dia mais quente do fim de semana em Portugal continental, sem no entanto os termómetros registarem valores extraordinários de temperatura. As temperaturas máximas em Portugal continental serão de 28 ºC em Braga, 23 ºC no Porto, 28 ºC na Guarda, 28 ºC em Lisboa, 35 ºC em Castelo Branco, 34 ºC em Évora e 30 ºC em Faro. O vento soprará moderado a forte, girando para o quadrante oeste com rajadas até 40, 45 km/h.

Para a jornada de domingo, prevê-se dia de céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade sobretudo durante a manhã a persistirem na faixa continental entre Braga e Santarém. As temperaturas vão sofrer uma ligeira descida e o vento voltará a soprar moderado a forte do quadrante Norte. Será um fim de semana de tempo primaveril, propício para passear já que apesar de não estar aquele calor abrasador típico da época estival, pelo menos as precipitações mantêm-se afastadas do território.

Será portanto um fim de semana novamente mais quente nas localidades do interior, sobretudo na Beira Baixa e no Alentejo e em cidades do interior algarvio, fruto do efeito da continentalidade, com o tempo mais fresco e ameno a imperar nos territórios com linha de costa que devido à proximidade ao mar estão mais sujeitos à influência de massas de ar fresco, húmido e marítimo.

Publicidade