Fim de semana nublado e com pequena subida das temperaturas

Prevê-se um fim de semana marcado pela estabilização do tempo. Regressa o calor, com ligeira subida das temperaturas e afasta-se o padrão de instabilidade associado à precipitação. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 07 Jun. 2019 - 14:07 UTC


Fim de semana em Portugal continental caracterizado pela subida ligeira das temperaturas e pela nebulosidade.

Após a passagem tempestuosa da depressão Miguel, que ainda provocou alguns estragos na região Norte, a atmosfera vai estabilizar progressivamente ao longo dos próximos dias, antecipando-se um fim de semana com tempo mais estável, marcado sobretudo pela ligeira subida das temperaturas e pelo elevado grau de nebulosidade.

Com efeito, esta sexta-feira ainda se foram notando alguns chuviscos pontualmente precipitados e dispersos em alguns territórios da região Norte e também mais a sul, em Coimbra. Pode-se considerar por isso que já houve uma melhoria considerável do estado do tempo em relação à quinta-feira de temporal, marcada pela passagem da Depressão Miguel. O céu vai estar parcialmente nublado e o vento vai reduzir de intensidade, soprando em geral fraco e por vezes, moderado.

As temperaturas vão subir ligeiramente, com destaque para toda a região sul e no interior Norte e Centro, mas sem grandes oscilações térmicas nos territórios do litoral.
Projeta-se uma tendência gradual para a subida das temperaturas ao longo do fim de semana, e possivelmente durante a próxima semana. Cenário meteorológico para ir acompanhando de acordo com as atualizações do modelo Europeu de previsão.

Temperaturas vão subir apesar do tempo fresco

Sábado será um dia parcialmente nublado, com a nebulosidade a ser especialmente acentuada no Norte e Centro. A amplitude térmica diária será deveras evidente, com mínimas abaixo dos 10 ºC em várias cidades tais como Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Évora. As temperaturas máximas mais elevadas serão de 21 ºC em Bragança e Viseu, 25 ºC em Castelo Branco e 23 ºC em Portalegre, 27 ºC em Beja e 25 ºC em Faro.

Note-se que, por isso, as madrugadas e noites serão bastante frias, algo atípico para um mês como o de junho. Aliás, este arrefecimento e a presença de depressões como a Miguel, é bastante incomum nestas latitudes. Geralmente, situam-se e desenvolvem-se mais a norte nesta altura do ano. Ainda assim, o sol vai brilhar com intensidade, aquecendo os portugueses com a sua forte radiação solar. A temperatura será amena e agradável de norte a sul do país, com as regiões do Alentejo (Portalegre, Évora e Beja) e do Algarve (Faro) a destacarem-se. As nortadas vão-se fazer sentir de fraca a moderada intensidade, com rajadas intensas no litoral centro, compreendido entre Coimbra e Lisboa e também nas redondezas de Setúbal.

No domingo o padrão atmosférico previsto é praticamente o mesmo, apesar da nebulosidade adquirir um tom mais carregado a norte, podendo aqui desenvolverem-se nuvens de desenvolvimento vertical, ainda que com possibilidade remota de reunir as condições favoráveis à ocorrência de precipitação. Depois de um início de junho algo tempestuoso, com um tempo bastante volátil e variável, perfeito para a rega das culturas agrícolas, este padrão de frescura e humidade poderá estender-se até meados do mês, com temperaturas abaixo da média para o período em questão.

Publicidade