Fim de semana de muito calor e aumento das temperaturas

O verão finalmente chegou. Risco moderado devido à persistência de valores de temperatura máxima, sobretudo no interior do país. Saiba onde. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Jul. 2019 - 18:16 UTC


Fim de semana de calor e tempo de ir para a praia. Resguarde-se do calor!

Após uma semana marcada pelo sobe e desce das temperaturas, mas com o predomínio do calor e céu limpo na generalidade do território continental, muitos questionam se o tempo no fim de semana continuará ideal para realizar atividades ao ar livre ou mesmo ir à praia. Ao longo deste fim de semana, algumas nuvens, sobretudo no litoral Norte, continuarão a marcar presença num fim de semana que será principalmente caracterizado pelo calor e sol abrasador.

Analisando a atual carta sinótica, verifica-se que a grande razão por detrás da estabilidade atmosférica que vamos vivendo deve-se ao estabelecimento sólido de um anticiclone, gerador de altas pressões localizado a oeste do nosso continente, que proporcionará a subida das temperaturas e a persistência de calor estival.

Por agora, o aviso amarelo de risco moderado decretado pelo IPMA assume-se como a maior ameaça do ponto de vista do tempo para os distritos da Guarda (30 ºC), Castelo Branco (37 ºC), Portalegre (35 ºC) e Évora (36 ºC), com possibilidade de esta realidade se manter ou até mesmo alargar-se em termos geográficos ao longo dos próximos dias, devido à persistência elevada de temperaturas máximas.

Mais sol e calor no fim de semana

De acordo com o modelo ECMWF, para amanhã prevê-se um dia de céu pouco nublado, com a probabilidade de alguns nevoeiros nos territórios mais junto do Atlântico. É possível que se formem condições ideais para a precipitação tipo morrinha nestas áreas – seriam sempre apenas alguns chuviscos (entre Viana do Castelo e Lisboa). O vento, constante massa de ar em rotação, soprará moderado a forte do quadrante Norte ou Noroeste, com rajadas superiores a 50 km/h em alguns locais do litoral Oeste. A ondulação do mar será pouco significativa, com as ondas a nunca superarem os 2,5 metros de altura na costa ocidental.

Para domingo, o panorama meteorológico pouco se altera, antecipando-se céu pouco nublado em alguns distritos do Norte e Centro. Nos restantes, o sol brilhará intensamente e o calor permanecerá podendo-se afirmar que o verão finalmente está a afirmar-se em terras lusas. Vai haver lugar para um ligeiro incremento térmico, com o termómetro a atingir valores de temperatura máxima de 25 ºC no Porto, 24 ºC em Aveiro, 27 ºC em Lisboa, 37 ºC em Castelo Branco, 35 ºC em Évora e 29 ºC em Faro. O vento soprará moderado a forte entre 30 e 50 km/h do quadrante Norte, girando por vezes para Noroeste. Portanto, caso esteja de férias, é tempo de pegar na indumentária da praia e ir dar uns mergulhos!

Publicidade