Fim de semana de céu nublado e aguaceiros fracos no Norte

Este fim de semana o tempo vai continuar ameno, registando também alguma instabilidade atmosférica. Prevê-se a ocorrência de aguaceiros fracos no norte de Portugal e a persistência de nebulosidade. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 05 Jul. 2019 - 17:06 UTC
Prevê-se céu muito nublado em quase todo o país neste fim de semana e um sol que surgirá algo tímido. Um verão intermitente...

Para este fim de semana não se prevêem alterações significativas no estado de tempo em Portugal continental. Assim, em conformidade com aquilo que temos vivido em termos meteorológicos nestes primeiros dias do mês de julho, está previsto um fim de semana algo fresco em termos térmicos tendo em conta os valores médios de referência para o sétimo mês do ano. Vamos permanecer sob a égide de tempo razoavelmente instável e ameno por mais uns dias.

O modelo ECMWF projeta também o potencial desenvolvimento de aguaceiros fracos no litoral Norte, em concreto no Noroeste minhoto amanhã (6 de julho) nos distritos de Viana do Castelo e Braga. O principal destaque vai para a oscilação pouco significativa das temperaturas máximas e mínimas e para a persistência resiliente da nebulosidade em território português, como bem se pode observar no mapa animado mais abaixo.

Sábado será um dia de céu parcialmente nublado, com neblina matinal nos territórios de linha de costa atlântica e temperaturas amenas, dando continuidade ao cenário meteorológico que temos vivido. Aliás, as temperaturas vão sofrer um ligeiro decréscimo de norte a sul do país. O vento soprará fraco a moderado de sudoeste e oeste.

Ainda assim, durante este fim de semana o sol não se irá esconder, aparecendo por vezes por entre as nuvens brilhando intensamente e propiciando momentos de calor agradáveis, para o convite a atividades ao ar livre.

Domingo será mais quente

No domingo projeta-se um panorama com períodos de céu nublado e possibilidade de chuva fraca no Minho. É possível que as nuvens de desenvolvimento vertical se desloquem para sul e descarreguem precipitação fraca no litoral Centro, nas áreas respeitantes ao distrito de Coimbra e Leiria.

Vai haver espaço para uma subida ligeira das temperaturas neste dia, esperando-se temperatura máxima de 21 ºC no Porto, 26 ºC na Guarda, 25 ºC em Lisboa, 28 ºC em Santarém, 29 ºC em Évora e 25 ºC em Faro. Vento manterá a tendência a soprar fraco a moderado do quadrante Oeste, mas desta vez registará um desvio para Noroeste.

Se deseja apanhar sol, o melhor é deslocar-se para as regiões da Beira Baixa, Alentejo e Algarve. Quanto aos restantes territórios, tal como já foi mencionado, poderão registar períodos de chuva intermitente a alternar com abertas em que o sol se fará sentir. É um reflexo de um verão ainda bastante tímido...

Segunda-feira, trovoada a caminho?

No momento de edição desta notícia, o modelo de previsão sugere fortemente o desenvolvimento de núcleos de trovoada no interior Norte de Portugal para o dia 8. Na próxima segunda-feira, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda poderão aliar a ocorrência de precipitação ao rugido de trovoadas. Esta desfecho pode ganhar confirmação nas próximas horas, conforme as atualizações meteorológicas.

Publicidade