Fim de semana de céu nublado, chuviscos e frescura

Chuva e tempo fresco marcaram o panorama geral do tempo em Portugal nos últimos dias, assim como a nebulosidade espessa. E no fim de semana, como será? Contamos-lhe aqui a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Ago. 2019 - 10:46 UTC
Apesar dos chuviscos previstos para alguns locais de Portugal continental no fim de semana, o sol já vai surgir por entre as nuvens!

Uma semana chuvosa, de tempo fresco e muita humidade, nevoeiro e inclusive algumas inundações e quedas de árvore no Norte de Portugal na noite que passou. Assim é o resumo de um tempo de verão que não faz jus à época, parece que estamos no outono. Prevê-se desenvolvimento de chuva de fraca intensidade que ainda deverá precipitar devido às nuvens verticais e às últimas horas da deslocação de uma frente fria que amanhã começará a dissipar-se. Assim, os portugueses interrogam-se quando chega realmente o tempo de verão, quente e soalheiro?

Para o fim de semana antecipa-se a dissipação progressiva da frente fria que afetou o país nos últimos dias, no entanto há locais onde vão persistir alguns chuviscos nomeadamente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu e Leiria.

Além disso, a temperatura continuará a descer apresentando valores consideravelmente abaixo do normal nesta altura do ano. Tempo fresco e bastante húmido, com nebulosidade espessa e compacta na maioria do país, em especial nas áreas do litoral Norte e Centro. Na jornada de domingo começaremos já a ter influência de um centro de altas pressões cada vez mais perto do continente. O anticiclone posicionado a oeste do continente trará na próxima semana uma progressiva subida das temperaturas, afastamento de precipitação e céu pouco nublado a limpo, com o calor na mira.

Tempo de verão está... outonal

Para amanhã prevê-se céu pouco nublado na região Sul, com períodos de densa nebulosidade nas regiões Norte e Centro. Vão persistir alguns chuviscos em alguns locais do litoral e interior das regiões Norte e Centro. Projeta-se vento Norte a soprar fraco a moderado, podendo girar posteriormente para Noroeste em todo o país. Na região Sul e em algumas áreas do Litoral Oeste o vento vai soprar de Norte moderado, por vezes forte, esperando-se rajadas na ordem dos 60 a 70 km/h.

No domingo espera-se céu pouco nublado na região Sul, e com alguns períodos muito nublados no Norte e Centro. Na fronteira com Espanha a Norte poderão gerar-se alguns aguaceiros neste dia, mas nada de extraordinário. O vento manterá a tendência de Noroeste, soprando moderado e por vezes forte. A temperatura desce novamente com o termómetro a apresentar máximas de 20 ºC no Porto, 22 ºC em Braga, 25 ºC em Portalegre e 24 ºC em Lisboa, 26 ºC em Évora e 30 ºC em Faro.

Tempo quente e soalheiro em perspetiva

Segundo as mais recentes projeções do modelo ECMWF, começa-se a desenhar a forte possibilidade de tempo estável, quente, seco e soalheiro que prestará uma genuína homenagem à época do ano em que estamos. O verão propriamente dito deverá regressar já a partir da próxima segunda-feira em vários territórios de Portugal continental. Uma situação para acompanhar e que será sobretudo agradável para quem vai de férias e para os amantes de sol, calor, mar e praia.

Publicidade