StoreWindows10

Fim-de-semana: chuva intensa, vento forte e agitação marítima!

Acabaram-se as tréguas. A chuva forte, o vento intenso e a agitação marítima voltaram a terras portuguesas. Explore a previsão do tempo para este fim de semana!

Alfredo Graça Alfredo Graça 16 Nov. 2018 - 11:08 UTC
Precipitação começa ao final do dia de sábado e intensifica-se na madrugada de domingo.

Para o fim de semana, espera-se um agravamento do estado do tempo devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, sinónimo de chuva mais persistente a partir do final da tarde de sábado e que se prolonga no domingo. O vento vai intensificar-se bem como a agitação marítima.

No sábado está prevista chuva fraca com períodos nublados para todos os territórios a sul do rio Tejo, sendo que também a norte do Tejo, em locais como Castelo Branco e a Guarda poderá chover ligeiramente também. As temperaturas amanhã serão semelhantes às de hoje, oscilando entre os 12 ºC de máxima na Guarda e os 20 ºC no Porto na Região Norte, entre os 17 ºC no distrito de Portalegre e os 20 ºC no distrito de Coimbra na Região Centro, e variando entre os 18 ºC e os 19 ºC na Região Sul.

No domingo as temperaturas sofrem uma alteração significativa com previsão de descida das máximas na ordem dos 2 a 3 graus Celsius. Neste dia prevêem-se períodos de chuva e aguaceiros, vento forte com especial incidência no litoral e nas terras altas e agitação marítima com ondulação superior a 4 metros. Prevê-se que a queda de precipitação seja geral à extensão continental do território nacional, com a hipótese de Viana do Castelo ser poupada. A Região Centro e a Região Sul serão bastante fustigadas pelo vento moderado a forte de sudeste na madrugada de domingo sendo que ao longo do dia diminuirá de intensidade girando para este. Em alguns momentos do dia, Lisboa poderá chegar a registar rajadas máximas de 70 km/h.

No domingo a precipitação será especialmente abundante no Algarve e no Alentejo.

A precipitação será tanto mais abundante quanto mais para o interior caminharmos sobretudo na Beira Baixa e no Alentejo, com uma quantidade bastante significativa em Cuba (Beja) e Portalegre. Em Faro prevê-se que o agravamento do estado de tempo seja ainda mais notório com o favorecimento das condições necessárias à ocorrência de trovoada na manhã de domingo, aguaceiros e chuva moderada que tenderá a diminuir de intensidade com o passar das horas, tal como o vento Sul que inicialmente soprará moderado a forte até 68 km/h e depois não passará dos 25 km/h.

Nos Arquipélagos

Prevê-se chuva moderada para o Funchal amanhã, com uma radical diminuição da precipitação no domingo. Ventos fortes de oeste dominarão o panorama meteorológico amanhã. A temperatura descerá para 18 ºC de máxima no domingo. Em Ponta Delgada prevê-se chuva fraca no fim-de-semana, com vento a soprar moderado de norte e a rodar para oeste posteriormente. A temperatura máxima desce amanhã em 4 ºC, voltando a subir no domingo fixando-se em 19 ºC.

Publicidade