StoreWindows10

Este fim-de-semana... Ventos de bonança?

Deve estar a perguntar-se como estará o tempo nos próximos dias. Ora, resultado da típica instabilidade que caracteriza o mês de abril, que chora com chuva, mas que ri com sol, não se preocupe com o guarda-chuva. 

Alfredo Graça Alfredo Graça 13 Abr. 2018 - 13:35 UTC
Não se preocupe mais com o guarda-chuva. O sol voltará luzidio por entre as nuvens que cobrem Portugal.

A precipitação, se por agora, se concentra apenas em alguns territórios a Norte de Lisboa, a verdade é que a chuva só aparecerá amanhã pelas 14h, de forma mais marcada, em Portugal Continental. A nebulosidade, ou seja, aquilo que é a passagem de nuvens que se deslocam a altas pressões, pela atmosfera de todo o nosso território, na sua escala continental – mas menos na sua escala insular -  o tempo estará, genericamente falando, sem grande pluviosidade associada até amanhã, às duas horas de Portugal Continental.

Vai chover?

No entanto, fruto de uma deslocação pelo Noroeste Português, que se concentra também na capital de Portugal, com alguma residualidade pluviosa associada à queda de alguns pingos de chuva, choverá em Portugal Continental a partir das 13h, com tendência a consolidar-se ao longo do tempo.  

Portanto quer sábado, quer domingo, vai chover. Ainda que com pouco volume, depois de se precipitar por Portugal através do Noroeste Minhoto, abarcando também Porto, Aveiro e Coimbra, e estendendo-se um pouco até Leiria, a chuva constituirá realidade. Para além disso, a Sul de Lisboa, choverá em quantidade suave. O Algarve será alvo da passagem de chuva no domingo.

No distrito de Faro, a precipitação cairá com particular incidência. Se hoje, a chuva constitui uma realidade e amanhã estará ausente, no domingo e sobretudo na segunda-feira, ela voltará. Numa tendência alastrada a toda a região do Algarve, bem como a territórios situados a norte da região algarvia, como Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja, a chuva penetrará em território continental no domingo, sobretudo no centro e sul Português. Se durante a madrugada, ela é uma realidade na generalidade do território nacional, a partir do meio-dia, só a Sul se verificará.

Os Ventos... serão de mudança?

A julgar pelo que nos contam as previsões, a segunda metade do mês será marcada por uma linha de mudança em termos meteorológicos. Segundo nos costuma contar o Clima, a abundante chuva que tem marcado os dias dos Portugueses, deixará de aparecer com tanta frequência e intensidade.

Representação do estado de tempo previsto, pelas 14h de sábado 14 de abril de 2018, em Portugal Continental.

Açores e Madeira

Nos Arquipélagos Portugueses, conhecidos como Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, teremos algo simultaneamente similar e distinto, em termos climáticos e meteorológicos. Ora, se em Ponta Delgada - capital açoriana, chove hoje, domingo e segunda-feira; no Funchal - capital da Madeira, os dias estarão apenas nublados e com o sol a aparecer em alguns momentos do dia. Na capital madeirense, está previsto que chova apenas de forma residual às 07h da manhã de domingo. 

Publicidade