Esta semana traz frio, nebulosidade e alguns aguaceiros

A semana arranca com arrefecimento generalizado do tempo, aguaceiros fracos ocasionais e muitas nuvens a pairar no céu. Espera-se pouca chuva no decorrer dos próximos dias, mas no final da semana o tempo muda! Confira a previsão.

Alfredo Graça Alfredo Graça 21 Out. 2019 - 14:04 UTC


Tempo esta semana em Portugal será frio e nublado. Terá algumas abertas e aguaceiros fracos ocasionais.

A semana arranca com alguma instabilidade atmosférica em Portugal continental. Sente-se o arrefecimento generalizado do tempo devido à descida das temperaturas. Tudo provocado por uma perturbação próxima ao nosso país. Posteriormente, este sistema frontal dissipar-se-á e rumará a Este onde contribuirá decisivamente para acumulados inacreditáveis de precipitação em várias regiões de Espanha. Aí está a DANA (Depresión Aislada de Niveles Altos), em português Depressão Isolada em Níveis Altos.

Com base no ECMWF, hoje (segunda-feira, 21) já teremos sido influenciados pela perturbação mencionada, com aguaceiros de fraca intensidade e núcleos de trovoada pontuais, em localidades das regiões Norte e Centro, tanto no litoral como no interior. Céu nublado ou parcialmente nublado de norte a sul do país, sendo que o dia será algo fresco, com a temperatura máxima em todo o país a não superar os 20 ºC (distrito de Beja). O vento sopra fraco a Moderado de Noroeste.

Amanhã prevê-se céu pouco nublado, por vezes limpo, no Norte e Centro de Portugal, com exceção de chuva residual em Trás-os-Montes, em algumas localidades do distrito de Bragança. Projeta-se a descarga de aguaceiros fracos na metade ocidental, junto do Atlântico no distrito de Beja assim como no Algarve. Os solos mais austrais necessitam de imensa água pelo que qualquer precipitação que surja é bem-vinda! O vento soprará fraco de Norte.


Para quarta-feira prevê-se adensar da nebulosidade, com particular impacto na geografia do Norte e Centro de Portugal continental. A Sul, teremos céu pouco nublado. A probabilidade de momento é reduzida mas, nesse dia, podem originar-se aguaceiros de intensidade suave em algumas localidades do Norte e Centro (Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria e Portalegre). O termómetro irá registar temperatura mínima de 4 ºC no distrito da Guarda e temperatura máxima de 21 ºC no distrito de Faro. Vento de Noroeste, com soprando moderado, por vezes forte.

Quinta-feira traz mudanças no estado do tempo

O modelo Europeu de previsão antecipa mudanças no padrão do tempo a partir do dia 24. Entre a próxima quinta-feira e as 72 horas seguintes, estima-se que o território seja afetado por uma dorsal anticicónica, com a injeção de massas de ar mais quentes que vão contribuir decisivamente para o estabelecimento de uma situação sinótica distinta da que temos vivido até agora.

Espera-se portanto, tempo estável e seco, com domínio das altas pressões e subida da temperatura para os valores de referência. Este mosaico meteorológico será mais evidente nas regiões Centro e Sul. Quinta-feira amanhecerá com nevoeiros densos e húmidos no litoral, e nas áreas com vales junto dos grandes rios. Existe ligeira probabilidade de chuviscos fracos nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real.

Para sexta-feira antecipa-se subida da temperatura e vento fraco do quadrante Norte. Termómetros assinalarão temperatura máxima de 19 ºC no Minho, de 21 ºC no Douro Litoral, de 18 ºC em Trás-os-Montes, 25 ºC na região Centro, 23 ºC na capital, 26 ºC no Alentejo e 22 ºC no Algarve. Espera-se céu limpo ou pouco nublado, com nuvens médias e/ou altas ao início da tarde. Esta variabilidade meteorológica faz assim jus ao outono!

Publicidade