Esta semana Portugal estará entre os 4 países mais chuvosos da Europa: áreas com mais de 300 mm

Esta semana contará com várias frentes ativas sucessivas, que resultarão na ocorrência de precipitação em praticamente todo o país. Algumas áreas poderão contar com valores de acumulação superiores a 300 mm.
Fevereiro arrancou chuvoso, à semelhança de janeiro. A primeira semana deste mês espera-se bastante chuvosa, com a aproximação sucessiva de várias depressões atlânticas, como se observa no vídeo acima.
Hoje, 2 de fevereiro, estão ativos avisos meteorológicos para todo o continente e ilhas, à exceção dos distritos de Portalegre, Évora e Santarém. Nos arquipélagos, estes avisos devem-se à agitação marítima, onde todos os grupos dos Açores se encontram sob aviso amarelo, assim como na Madeira, a Costa Sul se encontra sob o mesmo aviso. Já a Costa Norte e Porto Santo encontram-se sob aviso laranja, segundo o IPMA.
No continente, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja de neve. Bragança, Aveiro e Coimbra contam com aviso amarelo para o mesmo fenómeno. Toda a costa, desde Viana do Castelo até Faro, encontra-se sob aviso laranja de agitação marítima. Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro contam ainda com aviso amarelo de vento até às 15h de hoje.
Várias depressões dirigem-se para Portugal
Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, ao longo dos próximos dias poderemos contar com diversos períodos de instabilidade atmosférica, devido à aproximação de várias depressões atlânticas.

Desta forma, não se esperam tréguas na chuva, pelo menos, até ao dia 8 de fevereiro. Esta poderá ser mais expressiva na quarta e na quinta-feira, podendo abranger toda a geografia continental, ainda que nos restantes dias possa cair sobre a maior parte do território, mas com mais expressão no litoral.
Para além da chuva, espera-se que o vento também seja mais forte nos dois dias mencionados (quarta e quinta, especialmente na quinta-feira), onde as rajadas poderão ultrapassar os 100 km/h, nas regiões montanhosas do Norte.
Acumulação de precipitação pode chegar aos 300 mm no noroeste
Assim, até ao dia 8, poderemos contar com valores de acumulação bastante evidentes em várias partes do país. Ao que tudo indica, a área mais chuvosa deverá ser o noroeste, com valores na ordem dos 300 mm em Grade e São Jorge. No litoral entre Viana do Castelo e Aveiro, os valores poderão ser superiores a 220 mm.
O litoral altentejano também poderá contar com valores acima dos 212 mm, assim como algumas regiões do Centro, como Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, que deverão ultrapassar os 200 mm. Em Nazaré, os valores poderão aproximar-se dos 197 mm.
Para simplificar e percebermos o impacto destas chuvas, a região onde deverá chover menos é a Beira Interior, que mesmo assim, poderá contar com acumulações próximas dos 60 mm.