Esta semana: depois da tempestade, vem a bonança

Depois da tempestade, sempre vem a bonança. O tempo em Portugal esta semana parece fazer jus ao provérbio popular. Após a gota fria, saiba onde mais vai fazer calor em Portugal continental. Contamos-lhe tudo aqui.

Alfredo Graça Alfredo Graça 28 Ago. 2019 - 10:33 UTC
Depois da tempestade, sempre vem a bonança. O tempo aquece a partir de hoje em Portugal continental.

A semana arrancou com um panorama do estado de tempo claramente potenciado pela existência de uma ‘gota fria’ em deslocação pelo nosso país, um fenómeno atmosférico cuja imprevisibilidade torna sempre difícil de saber exatamente que pontos do território vai afetar. Relembre-se que inicialmente as previsões suportadas pelo modelo ECMWF apontavam para que as tempestades se desenrolassem apenas em cinco distritos de Portugal continental que já contavam com aviso laranja: Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

No entanto, devido ao ativo desenvolvimento de células convectivas, o processo atmosférico ‘gota fria’ alastrou-se para Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, alguns pontos de Lisboa, Portalegre, Évora e Beja. Estas situações caracterizam-se por trovoada, aguaceiros fortes, queda de granizo e fortes rajadas de vento.

Mas como se costuma dizer, depois da tempestade vem a bonança pelo que, agora neste momento o padrão atmosférico que predomina em Portugal continental é potenciado pelo anticiclone dos Açores que volta a posicionar-se a oeste do continente de forma tímida, mas que ao longo das próximas horas vai progressivamente ganhar força. As cartas sinóticas dão conta de que as altas pressões darão azo ao regresso de tempo estável, algo nublado alternando com períodos de céu limpo, aumento do calor por causa da subida das temperaturas, especialmente das máximas e ausência de precipitação.

Tempo aquece a partir de hoje

Depois do espetáculo elétrico dos últimos três dias em vários pontos do país, a instabilidade praticamente desvaneceu-se. As temperaturas voltam a subir gradualmente a partir de hoje. Para hoje espera-se céu pouco nublado na região Sul e no interior das regiões Norte e Centro. Períodos de céu muito nublado, nevoeiro e nebulosidade poderão persistir em várias localidades do litoral Norte e Centro, junto do Atlântico. O vento soprará fraco a moderado, tendencialmente de Noroeste.

Para amanhã augura-se uma subida ligeira da temperatura máxima e mínima, com nebulosidade persistente nos territórios do litoral Norte e Centro e em alguns pontos da região Sul. No interior o céu estará quase sempre limpo. O vento continuará a soprar fraco, por vezes moderado, do quadrante Norte, com tendência a orientar-se para Noroeste.

Sexta-feira, dia 30, o mais quente da semana

Para sexta-feira prevê-se sem dúvida o dia mais soalheiro e quente da semana com temperatura máxima de 36 ºC em alguns pontos do Alentejo. As altas pressões evidenciadas pelo anticiclone ganharão força ao longo das próximas horas, potenciando céu limpo, subida dos valores registados nos termómetros e tempo quente e estável, com alguma humidade associada especialmente nas terras do litoral. A temperatura máxima registada nesse dia será de 22 ºC no Porto, 32 ºC em Viseu, 31 ºC em Coimbra, 31 ºC em Lisboa, 35 ºC em Évora e 31 ºC em Faro. Vento continuará a soprar fraco a moderado de Noroeste. Do guarda-chuva passe agora para roupa de manga curta e fato de banho, se for à praia!

Publicidade