Esta quinta-feira uma frente fria muito ativa chegará a Portugal: chuva até 30 mm, neve e vento; zonas mais afetadas

Na quinta-feira (4) uma frente fria muito ativa atravessará Portugal continental de noroeste para sudeste, deixando chuva fraca a moderada e neve em algumas montanhas. Também haverá rajadas fortes e avisos por agitação marítima.

Quarta-feira, 3 de dezembro, terá vários intervalos sem chuva, dando azo a períodos de céu nublado ou até mesmo abertas.

Neste início de dezembro o estado do tempo será condicionado por uma forte circulação atlântica de Oeste, o que fará com que as frentes continuem a chegar a Portugal continental, deixando chuva e alguma neve, bem como ventos fortes nalgumas zonas e também subidas e descidas de temperatura. Além disto, também é expectável uma forte agitação marítima nas faixas costeiras ocidental e meridional.

Após a frente fria que entrou ontem na geografia do Continente e terminou de atravessar o território nas primeiras horas da madrugada de terça-feira (2), restam agora aguaceiros pós-frontais, que poderão tornar-se frequentes e fortes no período da tarde de hoje, segundo os mapas da Meteored.

Nas últimas horas de quarta-feira, 3 de dezembro, a frente fria começará a produzir chuva no Minho e Douro Litoral.

Além disto, poderá cair neve acima dos 1000 metros de altitude em zonas montanhosas do Norte e Centro, não se excluindo a possibilidade da precipitação em regime de aguaceiros assumir a forma de granizo. A cartografia revela ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada esta tarde, mais provável nas regiões do Litoral.

Quarta-feira, 3 de dezembro com períodos temporários de abertas

A partir da meia-noite de amanhã - quarta-feira 3 de dezembro - o céu ficará temporariamente limpo em grande parte de Portugal continental, embora se torne rapidamente nublado no Norte e no Centro-norte, sendo que nas regiões a oeste da Barreira de Condensação haverá tendência para a ocorrência de aguaceiros entre o meio da manhã e o meio da tarde. Poderá ocorrer queda de neve acima dos 1200 metros de altitude.

A partir do início da tarde de terça (3) as restantes regiões do país registarão um aumento da nebulosidade, mas em princípio, sem ocorrência de precipitação.

As rajadas poderão atingir 60 km/h em várias zonas do Continente na próxima quinta-feira, 4 de dezembro.

Posteriormente, por volta das 18:00, já com o vento a soprar de Sudoeste, os aguaceiros passarão a um regime de chuva mais persistente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e setores ocidentais de Vila Real e Viseu.

Já nas últimas horas de quarta-feira (3), por volta das 22:00/23:00, prevê-se que a chuva se espalhe para mais zonas, tornando-se mais forte nos distritos acima referidos devido à aproximação de uma nova frente fria muito ativa proveniente do Atlântico, e que provocará um forte temporal de inverno na primeira metade do dia de quinta-feira (4). Amanhã, dia 3, as temperaturas mínimas registarão uma ligeira descida.

Quinta-feira com temporal de chuva, vento e possibilidade de alguma neve

Na quinta-feira, 4 de dezembro, espera-se que o tempo invernal se agrave devido à passagem de uma frente fria muito ativa que, durante as primeiras horas da madrugada, deixará períodos de chuva abundante nas Regiões Norte e Centro, sobretudo no Noroeste e com especial incidência no Minho e Douro Litoral (distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto). Para além da chuva, prevê-se a possibilidade de queda de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude em serras e montanhas do Norte e Centro.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Por volta das 05:00/06:00 da manhã de quinta (4) é provável que a frente alcance a Área Metropolitana de Lisboa, onde deixará precipitação fraca a pontualmente moderada. Nas horas seguintes da manhã e até meio da tarde, espera-se que a frente, já em fase de dissipação, perca organização e intensidade, produzindo aguaceiros fracos e dispersos pelo Alentejo e Algarve, regiões onde serão menos prováveis e frequentes.

chuva Portugal
De acordo com este mapa de precipitação acumulada da Meteored, baseado no modelo europeu (ECMWF), os distritos mais afetados pela chuva (até 30 mm) gerada pela chegada de uma nova frente fria atlântica entre quarta (3) e quinta-feira (4), serão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, bem como algumas zonas dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Leiria.

Na quinta-feira (4), já após a rápida passagem da frente fria que despejará chuva abundante no Norte e Centro nas primeiras horas da madrugada e até ao início da manhã, sobrarão aguaceiros pós-frontais nestas regiões, que embora fracos e muito localizados, serão persistentes, durando desde o meio da manhã até ao final do dia, com maior probabilidade e frequência no Noroeste de Portugal continental.

Por fim, os mapas do modelo de referência da Meteored apontam ainda para o temporal de vento que surgirá nalgumas zonas do país na quinta-feira (4). Segundo as previsões, as rajadas mais fortes atingirão velocidades desde 45 até 60 km/h.

Nas primeiras 12 horas do dia as rajadas de vento serão inicialmente mais agrestes no litoral Norte, mas rapidamente o vento intensificará também nas terras altas do Norte e do Centro e Alto Alentejo, à medida que a frente for cruzando o nosso território. Na segunda metade do dia de quinta-feira (4), especialmente entre as 13:00 e as 17:00, o vento produzirá rajadas fortes no interior Norte e Centro.