O tempo esta semana: o jato polar vai enviar depressões e frentes frias em direção a Portugal; onde choverá mais

O inverno climatológico iniciou-se hoje, dia 1 de dezembro, e esta semana trará condições verdadeiramente invernais com muita chuva e frio. Confira aqui a previsão!
A primeira semana de dezembro inicia-se seca e com céu parcialmente limpo, no entanto, a partir das últimas horas da tarde de hoje é esperado o regresso da chuva ao noroeste do país.
Esta dever-se-á estender pelo litoral Norte e Centro, com períodos de chuva, por vezes, forte e estará associada à passagem de uma frente fria originada por uma depressão situada sobre as Ilhas Britânicas.
A chegada de várias frentes frias deverá verificar-se ao longo de toda a semana
Ao longo da madrugada de terça esta precipitação poderá percorrer o país, chegando até à região Sul. No entanto, é expectável que se mantenha persistente no noroeste, devendo voltar a alastrar-se nas horas seguintes para as regiões Norte e Centro, com possibilidade de chegar novamente ao Sul ao final do dia.

Na quarta-feira poderemos contar com uma breve trégua durante boa parte do dia, contudo, a partir do final da tarde, a chuva regressa ao noroeste, também com episódios de chuva forte, devendo abranger as regiões Norte e Centro à medida que as horas passam. Este dia, 3 de dezembro, poderá ser o mais frio da semana, com mínimas entre 1 ºC na Guarda e os 13 ºC em Lisboa. Na Serra da Estrela podem registar-se até -3 ºC e nas regiões montanhosas do Norte até -2 ºC, esperando-se um aumento dos valores nos dias seguintes.
Na quinta-feira espera-se que a chuva persista nas mesmas regiões durante praticamente todo o dia, podendo dissipar-se nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira (5).
Fim de semana poderá manter a mesma tendência
Assim, e ainda que ao longo do dia (5) se possa registar a ocorrência de chuva fraca em alguns locais do Norte, espera-se que a precipitação se volte a intensificar a partir das últimas horas da tarde, sendo esperado que a mesma se prolongue durante a madrugada e dia de sábado, dia 6, com especial incidência no noroeste, não descartando o litoral Centro.
No domingo, o mesmo cenário deverá verificar-se, com chuva concentrada na região Norte, especialmente a Oeste da Barreira de Condensação. No entanto, tendo em conta a distância temporal, aconselhamos que se mantenha atento às nossas atualizações diárias.