StoreWindows10

Em Portugal iniciou-se o fim-de-semana: o que vem aí?

Olhando pela cartografia alusiva aos mapas do estado de tempo em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira... Aproveite para consultar o modelo europeu de previsão meteorológica até segunda-feira. O tempo... Tempestuoso? Espreite a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Maio 2018 - 11:47 UTC
Tempestuoso tempo em Portugal? Só o tempo... o dirá.

Deitando um olhar pelos mapas... O que é que eles nos contam? Aparentemente poderão vir a ocorrer tempestades...

E, pelo menos, até que em termos meteorológicos se verifique a previsão do estado de tempo, este calor seco advindo de ventos e elevadas temperaturas em conjugação com a possibilidade de haver mistura de ar fresco das massas de ar, poderá fazer com que se acentuem condições atmosféricas propícias à ocorrência de trovoadas na atmosfera.

Vai chover?

A chuva, segundo aquilo que nos contam os modelos de previsão Europeus, poderá ser fraca a moderada.

Poderá verificar-se intensidade de precipitação, orquestrada entre intensidade de precipitação e o ritmar da frequência meteorológico. E a Chuva propriamente dita, como cairá ela no interior e litoral português? Entre chuviscos ritmados e a orientação propriamente dita da precipitação.

Nebulosidade

E a nebulosidade atmosférica, como vai estar?

As nuvens, em mistura de pressão com humidade do ar atmosférico, podem juntamente com a chuva vir a desencadear trovoadas... A mistura de temperatura elevadas e a nebulosidade assim nos costuma contar. Aguardemos... Até que tal se verifique, não deixe de consultar os satélites da Península Ibérica em que se poderá verificar a progressão das massas de ar e de chuva.

Temperaturas: Vão subir...

Os ares secos propagados pelas massas de ar quente fazem que com as temperaturas se elevem. A humidade permanente da atmosfera, em especial em territórios do litoral como o Porto, as temperaturas poderão vir a ser quentes e elevadas.

Descendo para Sul em territórios como a Região Centro, nomeadamente onde se enquadra a cidade de Lisboa e seu distrito, verifica-se semelhanças nos fatores térmicos.

Tal como no Porto, as temperaturas deverão começar a descer entre segunda e terça-feira.

A humidade marítima do litoral, conjugada com os ares secos advindos do interior continental Português ou até mesmo de Sul, a partir do Algarve, fará com que Lisboa até nem tenha tanta precipitação ou
tempestuosidade.

Algarve, Açores e Madeira

No Algarve e nos Arquipélagos, que vai acontecer? Segundo os mapas nos contam, entre temperaturas elevadas, baixa de temperaturas e alta de temperaturas, ventos secos e quentes, orientado para Norte ou para Sul, das Ilhas para Continentes... ou de Norte de África para Sul Algarvio, que ocorrerá, meteorologicamente?

Não deixe de consultar as previsões na nossa App, pois Portugal, é o nosso lindo país! Fique a conhecer Portugal.

Publicidade