StoreWindows10

Em dia de Primavera, eis que surge o Rei-Sol!

Desde que março começou tem estado sempre a chover. Ontem as previsões foram nesse mesmo sentido, sendo que a partir de hoje tudo muda. Será o regresso do rei estrela – o Sol? 

Alfredo Graça Alfredo Graça 20 Mar. 2018 - 08:35 UTC
O Sol regressa a 21 de março, início da Primavera. Será para durar?

Ontem, durante largos períodos do dia, o céu esteve nublado e com o sol vislumbrante por entre a névoa. As primeiras horas foram marcadas pela presença de chuva quando os Portugueses ainda dormiam o seu primeiro sono. Numa tendência geral, de Norte para Sul e do litoral para o interior do país, a chuva foi precipitando progressivamente menos e em pouca quantidade, mas de forma contínua.

As Regiões Norte e Centro foram as mais afetadas pela chuva e Aveiro e Coimbra os distritos que registaram maior quantidade de precipitação. As cidades de Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova e Vila Nova de Poiares foram aquelas onde mais choveu hoje. A partir do distrito de Leiria e em direção ao Sul português choveu residualmente. Em algumas cidades, como em Ourique no distrito de Beja, o céu esteve apenas nublado.

Hoje, por força da deslocação das massas de ar frio para o noroeste e nordeste peninsulares, o nosso pequeno retângulo à beira-mar plantado estará livre de chuva. O sol vai mostrar-se cada vez mais sorridente, espreitando ousado por entre as espessas nuvens, aquecendo alma e coração dos portugueses.  O “velho Sol” primaveril surge repentinamente, afastando o inverno rigoroso finalmente?

Céu limpo em Portugal Continental às 12h de 21 de março de 2018.

O céu vai estar nublado por esse Portugal fora, inclusive nos territórios insulares dos Açores e da Madeira. No Continente, a exceção será a região Algarvia onde o céu vai estar completamente limpo com probabilidade quase nula de precipitação.

Segundo o calendário quarta-feira (21) é dia de Primavera! A atmosfera resolveu presentear-nos um tempo maravilhoso em Portugal Continental que estará coberto pelos raios da estrela-Mãe do Sistema Solar, espraiando-se largamente por todo o território nacional. Infelizmente, o céu vai estar bastante nublado na Região Autónoma dos Açores e, além disso, é provável que chova na capital Ponta Delgada. A boa notícia é que só acontecerá entre as 14h e as 17h. Já no Arquipélago da Madeira, a chuva não será motivo de preocupação, mas tal como nos Açores, o céu vai estar nublado.

Porém, como nem tudo na vida “é um mar de rosas”, apesar da brilhante presença do Sol, as temperaturas estarão mais baixas. Os termómetros vão registar mínimas negativas em várias cidades do Norte de Portugal, sobretudo em territórios do interior, como Vila Real, Bragança e Guarda. Prevê-se queda de neve em vários pontos na cota dos 800/1000 metros nestes lugares e que, além disso, durante a madrugada se dê a formação de gelo e geada em vários locais do país. Nos distritos de Leiria e Viseu, espera-se que os termómetros não baixem dos 0ºC. Assim, recomendamos que caso queira celebrar o início da Primavera de forma mais “quente”, se desloque para cidades, vilas ou aldeias a Sul do Tejo, como por exemplo, Mora, Évora, Faro ou Tavira. 

Publicidade