StoreWindows10

Depois da tempestade, virá a bonança?

Depois das tempestades dos últimos dias, muitos portugueses questionam até quando a chuva, a trovoada e os ventos ferozes vão durar. O que nos reserva a atmosfera? Espreite a previsão para os próximos dias. 

Alfredo Graça Alfredo Graça 16 Mar. 2018 - 12:21 UTC
As previsões apontam para a ocorrência de precipitação até segunda-feira. Quando chega o sol em definitivo?

O estado de tempo tem estado verdadeiramente agitado nos últimos dias. Desde chuvas fortes a ventos ferozes, de ondas devastadoras a nevões provocadores, o País tem sido palco de uma autêntica procissão de tempestades! Os tornados assustadores em Faro, as ondas ameaçadoras nos Açores e na Madeira, as neves incessantes na Serra da Estrela e noutros sistemas montanhosos ou o rugido implacável das trovoadas um pouco por esse Portugal fora, têm levado vários portugueses ao desespero, especialmente os amantes de sol e praia, que suspiram pelo aparecimento sorridente do Sol.

A previsão aponta para a ocorrência de precipitação sob a forma de chuva entre hoje e segunda-feira. Espera-se que o ritmo de chuva vá diminuindo gradualmente até 18 de março e que aumente ligeiramente na próxima segunda-feira. Durante o dia de hoje deverá chover em todo o território, com especial incidência nos territórios a norte do Tejo. Amanhã, pelo contrário, prevê-se que chova bastante nas Regiões Centro e Sul, sobretudo nos distritos de Santarém, Portalegre e Évora. No Norte, prevê-se queda de neve em alguns pontos do distrito da Guarda.

À exceção de Faro, todos os outros territórios com frente marítima não terão problemas relacionados com a agitação marítima. Ainda que com alguma prudência, se quiser passear junto à praia poderá fazê-lo sem qualquer limitação a partir de domingo. No Algarve, tanto na costa ocidental como na costa sul, as ondas poderão chegar aos 6 metros de altura entre as 18h de amanhã e as 6h da madrugada de domingo. Flocos de neve deverão precipitar acima dos 800 metros de altitude em alguns pontos montanhosos das Regiões Norte e Centro.

E as temperaturas?

Na Região Norte de Portugal Continental, prevêem-se mínimas situadas entre -1ºC na cidade da Guarda e 7ºC em Viana do Castelo. Ainda a Norte, prevê-se 12ºC de máxima, no domingo. Neste dia, a Região Centro terá mínimas situadas entre 2ºC em Portalegre e 9ºC em Lisboa, prevendo-se máxima de 16ºC no distrito da capital Portuguesa. Prevê-se mínimas de 4ºC em Évora e 10ºC em Faro, com máximas entre os 13ºC e os 16ºC no Sul do continente português.

Previsão do tempo às 18h de domingo, 18 de março em Portugal Continental. Terá a chuva ido embora de vez?

Para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira prevê-se um estado de tempo ligeiramente diferente do Continente. Na capital dos Açores deverá observar-se céu nublado com chuva fraca. Pelo contrário, na homóloga madeirense, o Sol vai espreitar sorridente por entre a teimosa névoa que ainda se passeia pelos territórios insulares, sem qualquer evidência, no entanto, de que vá chover. Prevêem-se temperaturas mínimas de 15ºC e máximas de 19ºC para Ponta Delgada e Funchal.

Não deixe nunca de consultar os modelos (ECMWF)! Segundo eles, os ditados populares nunca fizeram tanto sentido como agora, já que após tanta tempestade, chegará a bonança!

Publicidade