tempo.pt

Como será o tempo para o fim-de-semana?

O verão tem-se mostrado tímido nestes últimos dias, essencialmente na faixa litoral do país, principalmente no que toca às temperaturas. Veja aqui se o fim-de-semana será de melhoria.

Céu parcialmente nublado
O mês de julho está a ser um mês atípico.

Como foi avançado na previsão semanal, as temperaturas durante esta semana foram abaixo do normal para a época do ano em que estamos. As temperaturas máximas ultrapassaram os 30ºC, na região do Alentejo (Portalegre, Évora e Beja) e Algarve (Faro), chegando aos 34ºC em alguns locais, e no interior Norte e Centro também foram registadas temperaturas na ordem dos 30ºC.

Para além das temperaturas, houve também alguma nebulosidade, durante alguns dias, principalmente na parte da manhã e, essencialmente, em quase toda a faixa litoral.

Fim-de-semana: será igual?

O nosso modelo de confiança ECMWF mostra que as temperaturas irão diminuir ligeiramente no sábado e no domingo, um pouco por todo o território, sendo que esta diminuição será mais evidente no litoral, apesar de que mesmo nas regiões mais quentes, estas não deverão chegar aos 30ºC, mantendo-se na ordem dos 26 e 28ºC. O dia de sábado contará com temperaturas mais baixas em relação a domingo, visto que neste dia, alguns termómetros deverão chegar e ultrapassar, por pouco, os 30ºC

O último fim-de-semana de julho é marcado por mais do mesmo do que tem sido nos últimos dias. Domingo as temperaturas voltam a aumentar.

A partir de sexta, ao final do dia, está prevista alguma precipitação para a região do Minho, pelo que esta se estenderá durante o fim-de-semana, não de forma homogénea, para o Centro do país, chegando ao litoral, na região de Leiria, como podemos ver na imagem abaixo.

Mapa de precipitação acumulada
Distribuição de precipitação por Portugal Continental, no próximo fim-de-semana.

Em relação ao vento, sábado também será o dia mais ventoso, onde este soprará na ordem dos 40km/h, principalmente no litoral centro e sul, entre as 12h e as 18h, pelo que nos restantes dias a sua velocidade diminuirá para a ordem dos 20km/h.

Arquipélagos dos Açores e Madeira

Nos Açores, a precipitação marcará presença já na sexta-feira, em algumas ilhas, dos três grupos, e as temperaturas máximas não devem exceder os 24ºC, à exceção de Angra do Heroísmo que deve alcançar os 25ºC, no domingo. Para além disto, o céu manter-se-á parcialmente nublado em todo o arquipélago.

Na Madeira o cenário não é muito diferente dos Açores. As temperaturas máximas serão de 24ºC, o céu estará, também, parcialmente nublado, contando com algumas abertas e não há previsão de precipitação, pelo menos até domingo.