Semana será amena, com temperaturas abaixo da média

Depois de um fim de semana relativamente atípico, com alguma precipitação numa boa parte do país, a semana continua abaixo das expectativas em termos térmicos. Poderemos contar com uma ligeira melhoria mais para o fim da semana? Confira tudo connosco!

Lacco Ameno, na Ilha de Ischia, Nápoles, Itália.
A próxima semana será marcada pela presença de alguma nebulosidade no período da manhã, e de temperaturas relativamente amenas no litoral ocidental de Portugal Continental.

O fim de semana que passou ficou claramente marcado pelas temperaturas amenas do dia de sábado e pelo regresso da precipitação durante o dia de domingo, que afetou maioritariamente o litoral a Norte do Cabo Carvoeiro, mas também os distritos da Guarda e de Bragança, situação pouco comum quando estamos a chegar ao mês de excelência do verão. De resto, o verão mais “típico” só se verificou no Algarve e na raia alentejana, principalmente nos distritos de Évora e Beja. Em todo o território continental, só as cidades de Castelo Branco e Faro chegaram aos 30°C, sendo que as restantes capitais de distrito oscilaram entre os 21°C (Viana do Castelo e Porto) e os 29°C (Beja).

Calor concentrado, mas sem razão para alarme

Durante o dia de hoje, segunda-feira, as temperaturas vão subir ligeiramente principalmente nas áreas do interior e com particular relevância a temperatura máxima. Até meio da manhã o céu pode apresentar alguma nebulosidade, sendo que o litoral Oeste pode ainda enfrentar alguns chuviscos. Já durante a tarde, o céu vai apresentar-se predominantemente limpo ou pouco nublado em todo o território continental.

As temperaturas mais elevadas deverão ser sentidas no Algarve e no interior.

O vento vai soprar do quadrante Norte e vai intensificar-se ao longo do dia, principalmente na faixa litoral ocidental. As temperaturas, como tem sido habitual, vão registar valores próximos dos 30°C desde Castelo Branco (32°C) até Faro (30°C), para Sul, passando por Portalegre (31°C), Évora (32°C) e Beja (33°C). Tanto Lisboa como o Porto vão registar temperaturas que sendo relativamente agradáveis, são bem mais amenas. O Porto não ultrapassa os 24°C e Lisboa ronda os 27°C.

Na terça-feira, o padrão definido manter-se-á, já que as duas maiores cidades do país registam temperaturas amenas, associadas à persistência de nebulosidade, principalmente durante a manhã. O calor típico desta altura do ano vai intensificar-se nos distritos do interior, como Castelo Branco (34°C), bem como no interior alentejano como é o caso de Portalegre (32°C), Évora (33°C) e Beja (34°C). O Algarve será uma ligeira exceção já que as temperaturas máximas vão recuar para ligeiramente abaixo dos 30°C. Tanto Faro como Portimão podem esperar 29°C de máxima.

Para o dia de quarta-feira é expectável uma diminuição generalizada da nebulosidade, com as temperaturas a rondar os 30°C em todo o interior do país, inclusive no interior Norte. Tanto Vila Real (30°C) como Viseu (31°C) e Santarém (30°C), depois de quatro dias com temperaturas abaixo dos 30°C, vão finalmente superar essa marca. Mesmo tendo em conta este padrão de subida generalizada, as temperaturas continuam abaixo daquilo que é expectável para esta altura do ano, não estando prevista a emissão de qualquer aviso relacionado com o calor.

Previsão ECMWF.
O modelo de previsão ECMWF indica que durante o dia de quarta-feira as temperaturas mais elevadas vão registar-se na raia alentejana, em oposição ao litoral a Norte do Cabo Raso.

Reta final da semana, mais do mesmo!

Segundo o modelo de previsão ECMWF, na parte final da semana, os dias de quinta e sexta-feira vão continuar a sofrer a influência “positiva” do anticiclone dos Açores. As temperaturas máximas mais elevadas vão registar-se no interior alentejano, bem como na Beira Baixa. Ao invés, todo o litoral a Norte do Cabo da Roca registará temperaturas entre os 18°C e os 24°C.

A característica distintiva da previsão para sexta-feira, em relação à do dia anterior, é o regresso da nebulosidade, principalmente no litoral a Norte do Cabo de Sines. Este fator vai fazer com que as temperaturas máximas variem entre os 22°C (Viana do Castelo) e os 26°C (Lisboa). Este padrão térmico pode ser indicador do que se pode esperar para o primeiro fim de semana de agosto, eventualmente atípico. De saudar a ausência de precipitação, neste caso enquadrada com a estação do ano que estamos a atravessar.

Nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores as temperaturas vão continuar a estar enquadradas com o que é habitual nesta altura do ano, com amplitudes térmicas muito baixas. Durante o dia de hoje é esperada alguma precipitação no Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, sendo que na terça-feira essa previsão estende-se às restantes ilhas. De resto, a semana vai ser marcada pela nebulosidade nos territórios insulares.