StoreWindows10

Chuva intensa e vento forte no fim-de-semana

Apesar da previsível ausência de trovoada, o panorama de chuva forte e vento intenso permanece para o terceiro fim-de-semana de dezembro em Portugal. Se é fã de neve saiba quando e para onde se deve deslocar este fim-de-semana. Explore as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 13 Dez. 2018 - 11:12 UTC
Para o fim-de-semana esperam-se aguaceiros sobretudo no litoral Norte, em particular com maior intensidade no Minho e Douro Litoral.

Para amanhã prevêem-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado na região Sul a partir da tarde. Existe a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca ou aguaceiros fracos no litoral, em especial na Região Norte, no início da manhã e ao final do dia.

Espera-se vento fraco a moderado de 30 km/h oriundo do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul no litoral Norte e Centro à tarde. Prevê-se que intensifique a partir da tarde soprando moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã. Gelo ou geada formar-se-ão em alguns sítios do nordeste transmontano e da Beira Alta, com a elevada possibilidade de a isto se juntar nevoeiro matinal nas regiões Norte e Centro. Quanto às temperaturas, está prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

No sábado o céu apresentar-se-á em geral no território continental bastante nublado, sendo que na Região Sul a tendência é para que a nebulosidade praticamente se dissipe até ao final da manhã desse dia.
No entanto, na região Norte, nomeadamente no Minho e Douro Litoral são esperados períodos de chuva intensos, que se espalharão gradualmente às restantes regiões Norte e Centro a partir da tarde. No litoral Norte, a precipitação será mesmo forte no final do dia, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Inicialmente, o vento soprará fraco de sudoeste, passando a moderado, até 30 km/h, e por vezes soprando forte até 40 km/h na linha de costa a norte do Cabo Carvoeiro. Nas terras altas do Norte e Centro, o vento será especialmente forte, mantendo a tendência de sudoeste e poderá atingir rajadas até 75 km/h a partir da tarde. Apesar da chuva forte e da ventania intensa, prevê-se uma pequena subida da temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial da mínima. Como sempre, em alguns locais, especialmente em vales de grandes rios, deverá formar-se nevoeiro.

Se é fã de neve, aproveite para se dirigir até à Serra da Estrela.


No domingo a previsão aponta para céu muito nublado, com tendência a diminuir a nebulosidade a partir do fim da tarde. Novamente deverão ocorrer períodos de chuva, às vezes forte, nas regiões Norte e Centro transformando-se eventualmente em aguaceiros. Deverá cair neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com a cota a descer para os 1200 metros.

Na linha de costa ocidental prevê-se vento moderado – 30km/h - do quadrante oeste podendo soprar mais forte eventualmente, sendo que nas terras altas soprará forte, cerca de 50 km/h. Na região Sul, nomeadamente em Faro, a temperatura mínima registará uma pequena subida.

Publicidade