Chuva e neve regressam a Portugal: prepare-se!

Esta semana é melhor preparar-se com guarda-chuva, pois chuva e também neve estão a caminho! Espreite a previsão do tempo para esta semana em Portugal!

Alfredo Graça Alfredo Graça 14 Jan. 2019 - 06:25 UTC
Prevê-se que a precipitação volte ao nosso país na madrugada de quarta-feira.

Prevê-se que amanhã o dia seja preenchido com alguma nebulosidade, nevoeiro matinal que será persistente ao longo de toda a manhã especialmente na bacia do Douro, e pela descida da temperatura máxima ficando o tempo ainda mais frio. É provável que na madrugada de quarta-feira retorne a chuva ao continente, sobretudo incidindo sob a forma de aguaceiros no litoral centro e sudoeste.

O vento soprará fraco na generalidade do território, exceto nas terras altas da região Norte e da região Centro que poderá ser moderado ou forte até 50 km/h do quadrante norte girando posteriormente para este. A geada continuará a formar-se no interior e o arrefecimento noturno continuará a ser acentuado.

Para quarta-feira, tal como já foi previamente mencionado, o céu não só estará bastante nublado anunciando uma mudança no estado de tempo como essa alteração se manifestará sob a forma de períodos de chuva fraca no litoral oeste que se estenderá para este em direção às regiões do interior nas horas posteriores (a meio da tarde). Está prevista a queda de neve acima dos 1200 metros de altitude, com vento fraco a moderado até 25 km/h do quadrante sul, girando progressivamente para o quadrante oeste. A geada será novamente uma constante nas terras do interior bem como o nevoeiro matinal, tão característico do inverno. A temperatura máxima registará uma pequena descida em todo o país.

Espera-se também que chova em todos os distritos sem exceção, embora em pouca quantidade. Na quinta-feira o céu continuará nublado, embora com tendência a dissipar-se ao longo da manhã. Aguaceiros fracos e com pouca intensidade de manhã, e no distrito da Guarda, a partir dos 1000 metros de altitude poderá cair neve!

Na sexta-feira a precipitação aumentará de intensidade em relação aos dias anteriores, chovendo em praticamente todos os pontos do país, prevendo-se que seja com maior quantidade nos distritos de Viana do Castelo e Braga. Nos restantes distritos, em especial a sul de Lisboa deverá chover de forma fraca e em pouca quantidade.

E o tempo nos Arquipélagos?

Nos Açores prevê-se descida das temperaturas máximas e mínimas progressivamente até quinta-feira, registando-se ligeiro aumento na sexta-feira, variando entre os 11 ºC e os 17 ºC. Há probabilidade de chover na madrugada de quarta-feira, continuando os dias bastante nublados. Prevê-se céu limpo na quinta-feira. No Funchal as temperaturas estarão ligeiramente superiores, mas também registarão descida na máxima (de 19 ºC para 17 ºC). Há uma pequena possibilidade de se registar chuviscos na quinta-feira. Nos dias restantes, alguma nebulosidade.

Publicidade