StoreWindows10

Carnaval frio e muito chuvoso!

Fim-de-semana com céu limpo no sábado e marcado pelo regresso da chuva no domingo. Terça-feira de Carnaval será fria e também afetada pela chuva, especialmente nas Regiões Norte e Centro. 

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Fev. 2018 - 13:01 UTC
No Carnaval vai chover especialmente no Norte e Centro do país.

O último dia de trabalho da semana vai ser marcado pela chuva um pouco por todo o País. Mas anime-se, amanhã o céu vai estar limpo em praticamente todos os distritos portugueses! Nos Arquipélagos, prevê-se precipitação apenas para o Funchal, na Ilha da Madeira. Domingo será um dia marcado pela subida de temperaturas bem como pelo regresso da chuva que vai afetar principalmente os distritos da Região Norte e Centro.

Prevê-se chuva para a Região Norte em todos os distritos no domingo. Guarda será o menos afetado pela precipitação e Braga o mais afetado. Na Região Centro, vai chover em praticamente todos os distritos, à exceção de Lisboa que vai ser marcada por períodos alternados de céu nublado e muito nublado. Coimbra é o distrito em que vai chover mais e Portalegre aquele em que choverá menos. Na Região Sul, Faro vai ter céu limpo e restantes distritos serão marcados pela alternância de períodos de céu nublado e períodos de céu muito nublado.

Na segunda-feira a tendência para a ocorrência de precipitação vai continuar a manifestar-se prevendo-se períodos de chuva suave e de fraca intensidade em praticamente todo o território continental. Nas Ilhas, só deverá chover no Funchal. Na terça-feira de Carnaval, a chuva deverá manter-se, estando prevista uma maior intensidade e frequência de precipitação, em especial no norte e centro de Portugal.  

O Carnaval será especialmente chuvoso, sobretudo no Norte e Centro do País. Apesar de ser um dia menos frio devido à ligeira subida das temperaturas, a precipitação será mais intensa. Na Região Norte, chove em todos os distritos sendo Viana do Castelo o distrito mais afetado pela pluviosidade. Do litoral para o interior, a precipitação será em quantidades cada vez menores fazendo com que distritos como Bragança e Guarda não sejam muito marcados por esta ocorrência.  

Representação da precipitação em Portugal Continental no dia de Carnaval.

Numa tendência de norte para sul, a precipitação que deverá ocorrer será cada vez menos significativa. Por isso mesmo, no centro do País, só deverá chover em Coimbra, Leiria e Portalegre. Nos restantes distritos – Castelo Branco, Lisboa e Santarém -  o céu estará sobretudo nublado ou muito nublado, havendo raramente espaço para períodos de céu limpo. Para festejar o Carnaval sem o incómodo da chuva recomendamos que se dirija para o Sul de Portugal Continental, sobretudo na região Algarvia, onde não existe qualquer previsão de chuva para dia 13!

Quanto às temperaturas que se vão fazer sentir no Carnaval, o Algarve é o local onde vai estar mais “quentinho” com mínima de 5 ºC e máxima de 14 ºC. No extremo oposto, o distrito da Guarda apresenta uma mínima de 4 graus negativos e uma máxima de apenas 4 ºC. O Porto fica-se pelos 3 ºC de mínima e os 12 ºC de máxima e para a capital Lisboa prevê-se 6 ºC de mínima e 13 ºC de máxima. No Arquipélago dos Açores, prevê-se mínima de 13 ºC e máxima de 18 ºC para Ponta Delgada e no Arquipélago da Madeira está prevista mínima de 14 ºC e máxima de 16 ºC para o Funchal. Para saber mais sobre as previsões do estado de tempo, clique aqui.   

Publicidade