Anticiclone cede e frente fria provoca o regresso da chuva a Portugal a partir de quinta-feira, 18 de dezembro

Esta quarta-feira, 17 de dezembro, espera-se o dia mais estável desta semana, com céu pouco nublado. Na quinta (18) e sexta (19) prevê-se o regresso da chuva a Portugal Continental, com o reforço do vento e mar agitado.

A meio de dezembro, a atmosfera continua dominada por uma sucessão rápida de sistemas frontais, intercalados por curtos períodos de estabilidade. Esta quarta-feira, 17 de dezembro, será o mais estável dos próximos dias. De facto, espera-se céu pouco nublado, sobretudo no litoral e na região do Sul do país, enquanto o Norte e o Interior terão nuvens altas e alguns nevoeiros matinais persistentes.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O frio intensificou-se de madrugada, com mínimas negativas em locais de montanha e nos vales do Norte e Centro interior, onde houve formação de geada. Durante o dia, registar-se-ão máximas entre os 9 ºC em Vila Real e Guarda e os 17 ºC em Lisboa e em Faro.

Na madrugada de quinta-feira, uma nova frente fria de origem atlântica atravessa o país de noroeste para sudeste, repondo uma situação de instabilidade, com chuva, vento e nebulosidade densa, que permanecerá na sexta-feira

Quarta-feira traz uma pausa na chuva, mas com nevoeiros e geada no Interior

Para quarta-feira, 17 de dezembro, espera-se céu pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, principalmente nas regiões Norte e Centro a partir da tarde. Há ainda a probabilidade de neblinas ou nevoeiros matinais, que podem persistir localmente no Nordeste transmontano e nas bacias dos principais rios.

O vento soprará de norte ou nordeste, moderado no litoral Centro e Sul até ao final da manhã, com rajadas até 60 km/h, tornando-se fraco durante a tarde.

Temperaturas mínimas baixas em Portugal Continental, próximas dos -2 ºC na Serra da Estrela e 2 ºC nos distritos do interior Norte.
Temperaturas baixam aos -2 ºC na Serra da Estrela e os distritos da Guarda e Bragança poderão contar com valores mínimos na ordem dos 2 ºC.

As mínimas descem ligeiramente, situando-se entre -2 °C e 2 °C nas terras altas e no Interior Norte, enquanto as máximas sobem ligeiramente. Situar-se-ão entre os 15 ºC e os 16 °C no litoral e os 17 °C no Algarve. Há ainda a possibilidade de geada em locais abrigados do Norte e Centro.

Regresso da instabilidade atlântica, com chuva, vento e mar agitado

Para quinta-feira, 18 de dezembro, o tempo volta a agravar-se com a aproximação de uma nova frente fria atlântica. Deste modo, espera-se céu muito nublado, com abertas temporárias apenas no início do dia no Sul do país.

A precipitação inicia-se no litoral Norte a meio da manhã, estendendo-se ao Interior e ao Centro ao longo da tarde. No Sul, a chuva chega mais tarde, podendo ser fraca ou ocasional até à noite. O vento soprará moderado a forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir os 50 km/h no litoral e terras altas.

As temperaturas mínimas sobem ligeiramente e as máximas mantêm-se semelhantes às do dia anterior. De facto, espera-se temperaturas de 15 °C no Porto, 16 °C em Lisboa e 17 °C em Faro. O mar continua muito agitado, com ondas até 5 m na costa ocidental.

No dia seguinte, 19 de dezembro (sexta-feira), mantém-se o padrão de instabilidade, com passagem residual da frente fria durante a madrugada e sucessão de aguaceiros ao longo do dia, alternando com algumas abertas.

O céu apresentar-se-á muito nublado, principalmente no Norte e Centro, onde poderão ocorrer aguaceiros moderados e localmente persistentes, por vezes acompanhados de vento. Até ao final do dia de sexta-feira, é expectável que se alcancem os 47 mm de precipitação acumulada na região do Minho.

Precipitação em Portugal Continental entre quinta e sexta-feira, com valores acumulados até 47 mm.
Frente fria provoca precipitação em Portugal Continental a partir de quinta-feira, podendo alcançar os 47 mm acumulados na sexta-feira na região do Minho.

Neste dia, as temperaturas descem ligeiramente, sobretudo as máximas, situando-se entre os 13 e os 14 °C no litoral Norte, os 15 e os 16 °C em Lisboa e no Centro, e os 18 °C no Algarve. As mínimas voltam a descer durante a madrugada, com tendência para noites frias e formação de geada pontual no Interior Norte.

O mar mantém-se agitado, com ondulação de noroeste entre 4 e 6 m, decrescendo gradualmente a partir da tarde.

Para o fim de semana, o padrão atmosférico manter-se-á variável. No sábado (20 de dezembro) deverá começar seco, mas com frio acentuado ao amanhecer e regresso da chuva a partir da tarde, sobretudo no Norte e Centro. A Serra da Estrela poderá voltar a registar queda de neve nas cotas mais altas.