Alguma neve e muita chuva no fim-de-semana!

Este fim de semana ficará marcado por um sábado bastante chuvoso no continente, subida das temperaturas e queda de neve nas terras altas. Veja as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 18 Jan. 2019 - 05:48 UTC
Vai chover bastante este fim-de-semana, especialmente sábado à tarde.

O fim-de-semana vai registar um aumento de temperatura, sobretudo nas mínimas, com a chegada triunfal da chuva a todos os territórios de Portugal Continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro. Apesar do aumento da temperatura, continuará a estar frio, portanto agasalhe-se bem e sobretudo não se esqueça do guarda-chuva. Está prevista chuva moderada de forma contínua especialmente durante a tarde bem como a queda de neve nas terras altas do Norte do país. O inverno “a sério” finalmente chegou!

Nas terras altas das Regiões Norte e Centro, como Montalegre e Bragança cairá neve em cotas acima dos 1600 metros, com a presença de vento moderado a forte e com rajadas. O céu estará muito nublado durante todo o dia, com a chuva a persistir no Norte e Centro, como no Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra.

O vento fraco a moderado do quadrante oeste, em geral cerca de 30 km/h soprará moderado a forte 30 a 40 km/h, por vezes com rajadas até 65 km/h no litoral a partir do meio da tarde. Nas terras altas, o vento será moderado a forte, entre 30 e 50 km/h, do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h a partir da manhã. Em alguns lugares, poderá observar-se a formação de nevoeiro. Tal como referido, a temperatura vai subir, sendo que a mínima será de forma acentuada.

Abrandamento da chuva no domingo

No domingo, o céu estará muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao final da manhã. Progressivamente, a chuva começará diminuir de intensidade passando de aguaceiros fracos e com pouca frequência para a presença de nebulosidade. A neve continuará a cair mas em cotas superiores situada entre os 1200 e os 1400 metros de altitude.

O vento soprará fraco a moderado de noroeste, girando para o quadrante oeste de forma moderada até 30 km/h. Posteriormente aumentará de intensidade ficando forte, com rajadas até 65 km/h no litoral oeste. Nas terras altas soprará forte – 50 km/h com rajadas de até 75 km/h. A temperatura registará uma pequena descida, especialmente da mínima.

No arquipélago da Madeira, o Funchal vai registar as sempre simpáticas temperaturas amenas, estando prevista uma máxima de 18ºC e uma mínima de 15ºC. No Porto Santo, o cenário é idêntico. Nos Açores, onde também está prevista chuva nas Flores e na Horta, as temperaturas máximas variam entre os 16ºC e os 17ºC e as mínimas entre os 13ºC e os 14ºC.

Publicidade