StoreWindows10

Aguaceiros e trovoada este fim-de-semana?

Como estará o tempo neste fim de semana em Portugal Continental e Regiões Autónomas? Prevê-se o desenvolvimento de aguaceiros e trovoada, sobretudo em territórios da região Centro e da região Sul. Deite um olhar pelas previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Out. 2018 - 11:18 UTC
Prevê-se aguaceiros e trovoada este fim-de-semana, em especial em territórios da Região Centro e Região Sul.

Para amanhã na Região Norte, prevê-se em termos gerais períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado até ao final da manhã. É provável que o céu esteja limpo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, com temperaturas máximas de 24 ºC. No entanto, caminhando em direção a sul para os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda prevê-se que o céu esteja mais nublado e com alguma probabilidade de queda de precipitação. As temperaturas deverão aumentar ligeiramente durante o dia de amanhã em todo o país.

Nas Regiões Centro e Sul, devem estabelecer-se as condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, em especial no interior como no distrito de Castelo Branco.
O vento soprará fraco a moderado – 30 km/h - do quadrante leste, soprando moderado a forte -30 a 45 km/h- nas terras altas por vezes com rajadas até 65 km/h até meio da manhã e no final da tarde. Algumas condições de instabilidade na atmosfera, podem provocar, para além dos aguaceiros já referidos, o desenvolvimento de trovoada, nas regiões Centro e Sul, principalmente durante a tarde e no final do dia, em especial nos distritos de Lisboa e Setúbal.

No domingo, deverão manter-se as condições de instabilidade atmosférica, com previsão de aguaceiros acompanhados de trovoada nos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Faro. A trovoada deverá fazer sentir-se de madrugada a partir da Região Sul, incidindo durante o dia nos distritos da Região Centro.

Na Região Norte, prevê-se períodos de céu nublado a alternar com chuva fraca e algumas abertas, de madrugada, ao fim da tarde e no final do dia, como deverá acontecer no distrito de Viseu. Neste dia as temperaturas máximas descem ligeiramente em todo o Continente. O vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte – até 45 km/h- com rajadas até 65 km/h nas terras altas, durante a tarde. Deverá ocorrer um pequena subida da temperatura na Região Sul e desenvolver-se algum nevoeiro matinal.

O tempo em Portugal Continental, com especial enfoque nos núcleos de nebulosidade e precipitação em torno do litoral Centro, perto de Lisboa.

Nos Açores e Madeira

Em Ponta Delgada, capital dos Açores, prevê-se a queda de chuva fraca, com um céu muito nublado e vento do quadrante norte girando para nordeste ao longo do dia, soprando moderado e podendo atingir os 46 km/h. A temperatura máxima rondará os 21 ºC, prevendo-se que domingo baixe ligeiramente. Neste dia, espera-se um ligeiro intensificar da precipitação sendo que deverá chover de manhã até ao final do dia, de forma leve, esperando-se céu nublado. É esperado também que o vento intensifique.

No Funchal, prevê-se queda de chuva fraca quer sábado quer domingo, e períodos de céu nublado. O vento soprará do quadrante norte, girando para o quadrante sul durante a tarde de domingo. A temperatura máxima prevista estará na ordem dos 21 ºC.

Publicidade